quarta-feira

, 29 de maio de 2024

Paróquia de Nossa Senhora Aparecida será instalada em Mariana

19 de junho de 2017 Arquidiocese

No contexto do Ano Nacional Mariano e do encerramento da peregrinação da imagem de Nossa Senhora Aparecida na arquidiocese, será realizada a instalação da primeira paróquia dedicada a Nossa Senhora Aparecida, no bairro Cabanas, em Mariana, no próximo domingo, 25 de junho.

Segundo pároco da nova paróquia, padre Anderson Eduardo, este é um momento de muita alegria para a comunidade. “Este é o sentimento que perpassa minha pessoa e toda a comunidade do bairro Cabanas, podermos fazer parte de um momento tão expressivo, para a Igreja Particular de Mariana, é acrescer a longa e rica história da primaz das Gerais mais uma página”, conta.

Padre Anderson, citanto São Paulo, reconhece os trabalhos dos outros padres nessa caminhada. “São Paulo na primeira Carta aos Coríntios lembra-nos que no processo de anúncio do Evangelho, muitas são as pessoas, carismas e dons envolvidos, um planta, outro rega, mas é Deus quem faz crescer (1 Cor 3, 6). Eu passo a fazer parte desta comunidade, que já existe, como alguém que chega para somar. Reconheço o trabalho dos padres que já passaram por ali, padre Paulo Barbosa, que foi o primeiro a ‘sonhar’ com a comunidade a possibilidade de vir a ser uma paróquia, quem plantou ali os primeiros “alicerces”, não só da Igreja Matriz, mas também, das pastorais, movimentos. O cônego Nedson Pereira de Assis, que ao suceder o padre Paulo, levou a frente, ‘regou’, este desejo de concretizar naquela comunidade a instalação de uma paróquia, implementando as pastorais, os conselhos e a Igreja Matriz. Ao citar o nome dos párocos, não me esqueço de todos os vigários paroquiais que ali passaram e também deram sua contribuição. Chego desejoso de contribuir e dar continuidade aos trabalhos, mas agora com uma nova perspectiva, de uma paróquia instalada e não mais com uma comunidade, sempre em atenção aquilo que é orientação da Arquidiocese e ao Projeto Arquidiocesano de Evangelização (PAE)”, ressalta.

A cerimonia de instalação da paróquia será presidida pelo arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha. Às 15h haverá um momento Mariano no Santuário de Nossa Senhora do Carmo e, às 15h45, será a coração solene da imagem padroeira por Dom Geraldo, em seguida cortejo com a imagem para a nova matriz. Na chegada celebração eucarística de dedicação da matriz de Nossa Senhora Aparecida e acolhimento do novo pároco.