terça-feira

, 16 de abril de 2024

Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, em Piedade de Ponte Nova, celebra festa de São Judas Tadeu

04 de novembro de 2021 Arquidiocese

A Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, em Piedade de Ponte Nova (MG), pertencente à Região Pastoral Leste da Arquidiocese de Mariana, celebrou a festa em honra a São Judas Tadeu entre os dias 25 a 28 de outubro de 2021.

A Paróquia de Nossa Senhora da Piedade possui uma grande Igreja dedicada à São Judas Tadeu em sua região urbana, porém no final da cidade. “Nossa paróquia conta com uma graça muito especial de estar entre essas duas igrejas. No início da cidade temos a Matriz de Nossa Senhora da Piedade e no final da cidade a igreja de São Judas Tadeu. Isso significa que contamos com a intercessão constante desses dois grandes santos do cristianismo!”, destacou o pároco, padre Fabiano Alves de Assis.

A celebração do tríduo e festa de São Judas Tadeu deste ano, contou com a presença dos padres Daniel Júnior dos Santos, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Brás Pires (MG), que presidiu a celebração eucarística no primeiro dia, e dos padres Fabiano Milione, pároco da paróquia São Pio X, em Barbacena (MG), Júnior César, pároco das paróquias São José em Joselândia (MG) e Sant’Ana em Sant’Ana dos Montes (MG), e do Vocacionado Samir, de Brás Pires (MG). O segundo dia do tríduo foi presidido pelo padre Fabiano Milione e concelebrado pelos padres Daniel Júnior dos Santos e Júnior César.

Na foto, os padres Daniel Júnior, Fabiano Milione e Júnior César celebram Tríduo em honra a São Judas Tadeu

Já o terceiro dia do tríduo foi presidido pelo pároco local e Vigário Forâneo da Forania de Ponte Nova, padre Fabiano Alves de Assis, marcando também a celebração do seu terceiro aniversário de ordenação presbiteral. Ainda, a Santa Missa foi concelebrada pelo padre Jackson de Sousa Braga, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Rio Espera (MG).

Em sua homilia, padre Fabiano Alves, destacou a exortação feita no dia de sua ordenação presbiteral pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, sobre a tríplice função de ensinar – santificar e governar.

“O padre é chamado a ensinar o povo o caminho de Deus através da pregação da Palavra de Deus e através dos conselhos e orientações dados enquanto padre. É chamado a santificar o povo de Deus não somente rezando com o povo, mas também rezando pelo povo. Santifica-os também pela presidência da celebração dos sacramentos. Por fim, o padre é chamado a governar o povo de Deus como pastor, sendo um bom pastor à imitação do Bom Pastor Jesus Cristo que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para a salvação de todos”, ressaltou o pároco.

Por fim, padre Jackson presidiu o dia festivo em honra a São Judas Tadeu e São Simão. Durante a homilia, ele destacou que “os apóstolos são membros da família de Deus, também nós somos familiares de Jesus pela fé! Os dois apóstolos de hoje viveram ofuscados pela existência de Simão Pedro e de Judas Iscariotes e ocupam o último lugar, também nós devemos ter a espiritualidade da discrição e dos últimos lugares à exemplo de Jesus que ocupou o último lugar, o lugar do servo e saber que do último lugar tem alguém intercedendo por nós, São Simão e São Judas, apóstolos”.

A festa deste ano contou com uma grande participação dos fiéis. Nos quatros dias de comemoração houve a barraquinha com o jantar de São Judas Tadeu, uma oportunidade que os paroquianos tiveram para levar para casa e jantar em família uma deliciosa refeição preparada com muito carinho pelos leigos de nossa paróquia.

O pároco encerrou as festividades agradecendo a presença de todos, incentivando-os a celebrarem todos os dias 28 de cada mês em honra a São Judas Tadeu. Além disso, anunciou o retorno de algumas atividades pastorais como a volta da celebração na Ermida de Nossa Senhora Aparecida todo dia 12, a catequese para os que irão se preparar para receberem pela primeira vez a comunhão eucarística e o sacramento da Crisma e o retorno da visita da imagem da Sagrada Família às famílias.

Texto e imagens: Pe. Fabiano Alves de Assis, pároco

LEIA AQUI OUTRAS NOTÍCIAS DA ARQUIDIOCESE DE MARIANA

Agenda