quarta-feira

, 17 de abril de 2024

Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, em Rio Espera, celebra sua padroeira

04 de outubro de 2022 Arquidiocese

A Paróquia de Nossa Senhora da Piedade realizou no último dia 25 de setembro sua festa em honra a Nossa Senhora da Piedade, padroeira do município de Rio Espera e do estado de Minas Gerais.

Com o temaNa família paroquial de Nossa Senhora da Piedade, deixamo-nos educar pelo Espírito para uma mentalidade sinodal”, as festividades tiveram início no dia 15 de setembro, com a celebração do dia litúrgico da padroeira e a instituição dos novos ministérios da paróquia.

Dos dias 16 a 24 de setembro se realizou a novena, nas missas da manhã e da noite, com a participação especial de todas as comunidades da cidade e também de muitos sacerdotes. Nas missas da manhã da novena ocorreram as participações da catequese, das escolas, dos comerciantes, dos dizimistas, das donas de casa, dos músicos e dos funcionários públicos, os quais receberam bênçãos especiais nos respectivos dias.

Um dia de grande alegria, foi o terceiro dia, 18 de setembro, domingo, pois a paróquia recebeu com grande júbilo o Arcebispo Metropolitano, Dom Airton José dos Santos, que presidiu a Santa Missa. Durante sua homilia, o Arcebispo recordou que devemos ser a exemplo de Maria “tementes a Deus, atentos ao que o Senhor nos fala pela Palavra e pelo ensinamento da Igreja, comprometendo-nos a fazer bem, mesmo diante das injustiças – a exemplo da Senhora da Piedade, diante dos algozes de seu Filho”.

No dia 25 de setembro, dia festivo, a paróquia também comemorou 62 de anos da dedicação da Igreja Matriz. À ocasião, foram celebradas duas missas no dia. A primeira, às 09h, foi presidida pelo Padre Adelson Clemente e concelebrada pelo Pároco, Padre Jackson de Sousa Braga. Nessa celebração, realizou-se a consagração a Nossa Senhora da Piedade das crianças e adultos que foram batizados ao longo deste ano.

Às 16h, realizou-se a segunda missa com a participação especial de muitos paroquianos e de uma caravana de Entre Rios de Minas que vieram participar juntamente com o Pároco da Paróquia de Nossa Senhora das Brotas, Padre Ildeu da Cruz Sílvio, que presidiu a celebração. Também houve a participação dos Padres Adilson Couto e José Leles e do Diácono Emanuel Tadeu, ambos filhos da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade. Após a celebração, foi realizada a procissão solene e o encerramento da festa com uma linda homenagem a Nossa Senhora da Piedade.

Texto e fotos: Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Rio Espera (MG)

Agenda