quinta-feira

, 25 de abril de 2024

Paróquia de Nossa Senhora da Saúde, em Dom Silvério, promove Jubileu em honra à padroeira

02 de agosto de 2022 Arquidiocese

A Paróquia de Nossa Senhora da Saúde, em Dom Silvério (MG), está em júbilo. Neste período de alegria, a comunidade acolhe, de 31 de julho a 15 de agosto, a todos os fiéis para juntos vivenciarem esse momento de fé e agradecimento à Virgem Maria.

Com mais de dois séculos de história, a tradicional festa é marcada, desde 1761, pela “Quinzena Bissecular de Gratidão Saudense”, que neste ano é celebrada entre os dias 31 de julho e 14 de agosto. Ao longo desses dias, a programação inclui o atendimento de confissões e às 12h a saudação a Virgem da Saúde, o dobrar festivo dos sinos e orações às 12h. Já à noite, a partir das 18h40, acontecem a coroação da imagem de Nossa Senhora, seguida da Santa Missa.

Durante a quinzena, dois momentos se destacam: a carreata com a imagem de Nossa Senhora da Saúde percorrendo as ruas da cidade, realizada no último dia 31, e às homenagens à Virgem Santíssima a ser realizada pelos representantes das comunidades paroquiais durante a Santa Missa do domingo, 07 de agosto, às 15h.

Na véspera da festa, dia 14, haverá celebrações às 8h, às 10h e às 15h. Logo depois, às 17h, acontecerá a procissão luminosa saindo da antiga fazenda do Circuito, fazendo memória de sua história e devoção a Nossa Senhora da Saúde. Já às 19h, a Santa Missa, seguida bênção da bandeira e levantamento do mastro, será presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Airtom José dos Santos.

No dia festivo dedicado à padroeira da paróquia e do município, as comemorações começam às 5h com o repicar dos sinos, a salva de 21 tiros e acordes musicais da Corporação Musical Padre Felisberto. A data será marcada por uma extensa programação com a celebração da Santa Missa, a Administração do Sacramento da Eucaristia para as crianças e a consagração da cidade de Dom Silvério a Nossa Senhora às 15h.

A missa solene do Jubileu de Nossa Senhora da Saúde será às 16h, seguida da procissão e o encerramento com a Bênção do Santíssimo e o Canto do Te Deum. Confira aqui a programação completa

Programação Social

Neste ano, além da programação religiosa, a festa da padroeira contará com o tradicional leilão de gados e prendas. Ainda, haverá todos os dias à noite no salão paroquial as barraquinhas de comidas típicas. Já o restaurante, funcionará apenas nos dias 14 e 15 de agosto.

Os fiéis também poderão acompanhar as solenidades do Jubileu por meio do canal da TV Saúde no YouTube.

Assista ao vídeo convite:

Fotos: Reprodução do Facebook da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, em Dom Silvério (MG)

Agenda