terça-feira

, 09 de agosto de 2022

Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Fátima: 110 jovens recebem o Sacramento da Crisma

24 de junho de 2021 Arquidiocese

Desde 30 de maio e ao longo deste mês de junho, a Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Viçosa (MG), na Região Pastoral Mariana Leste, realizou sete celebrações do Sacramento da Crisma. As comunidades de Fátima, Nossa Senhora Imaculada Conceição (Nova Viçosa), Nossa Senhora Aparecida (Posses), Bom Jesus, Sagrada Família, Sagrado Coração de Jesus (Paraíso), São Bartolomeu (Palmital), Santa Luzia e São Francisco de Assis (Juquinha de Paula) conseguiram envolver os jovens no processo catequético, a fim de dar mais esse importante passo em direção a Iniciação Cristã.

Ao todo, 110 jovens receberam o Espírito Santo para que, em tudo, possam sempre mais amar e servir ao nosso Criador. Eles estavam no itinerário catequético desde 2019, quando ingressaram na etapa “Preparai o Caminho III”, e precisaram contar com o apoio remoto dos catequistas na preparação para a realização do Sacramento da Crisma.

Os catequistas foram peça fundamental nesse processo de despertar nos jovens a “chama da fé” e de inspirá-los a cultivarem a oração cotidiana. Eles se reinventaram e desenvolveram “metodologias de proximidade” para os tempos pandêmicos: adaptaram as temáticas do Programa de Catequese “Preparai o Caminho” da Arquidiocese de Mariana para serem desenvolvidas na modalidade on-line; criaram maiores vínculos com as famílias dos catequizandos; produziram materiais e os enviaram às casas dos crismandos; gravaram vídeos e os transmitiram pelas redes sociais; dialogaram com os jovens em grupos de WhatsApp. Contaram com orientações e apoio da coordenadora paroquial da Dimensão Catequética, a Helena Martins.

Apoio imensurável foi concedido pelo pároco, Cônego Lauro Sérgio Versiani Barbosa, que, após as prerrogativas especiais concedidas pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, ousou ministrar o Sacramento da Reconciliação a todos os jovens e realizar as celebrações propriamente ditas da Crisma. Enquanto Pastor daquela porção do povo eleito do Senhor, Cônego Lauro realizou as missas com a presença reduzida de fiéis na Igreja Matriz da paróquia. Toda a comunidade eclesial e as famílias dos jovens puderam contemplar esse momento de amadurecimento espiritual através das transmissões efetuadas pela Pastoral da Comunicação (Pascom) da paróquia nas redes sociais.

Peçamos ao Senhor que conceda para esses jovens crismados, impelidos a terem uma maior intimidade com o Ressuscitado, a graça de sempre estarem ordenando as suas afeições para mais amarem a Deus na pessoa de nossos irmãos e irmãs. Que educados na fé pelos pais, padrinhos e catequistas, possam crescer sempre mais em sabedoria diante de Deus e dos homens.

Veja outras fotos aqui

Texto e imagem: Pascom Forania de Viçosa

Leia aqui outras notícias da Arquidiocese de Mariana

Agenda