A Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, em Brás Pires (MG), celebrou com grande fervor a Festa em honra a Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia, entre os dias 3 e 13 de outubro de 2024. A tradicional festividade atraiu uma multidão de fiéis e visitantes, oferecendo uma rica programação religiosa e cultural que uniu a comunidade em torno do tema “No horizonte do Ano da Oração”. Foram dias de intensas celebrações de fé, confraternização e alegria.
As comemorações começaram na quinta-feira, 3 de outubro, com a oração do Santo Terço, seguida da Adoração e Bênção do Santíssimo Sacramento, encerrando-se com a Santa Missa. Um dos momentos mais simbólicos foi o levantamento dos mastros de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia, que encheu o ambiente de cor e vibração, dando um tom ainda mais festivo.
Durante a novena, a participação dos membros das comunidades, movimentos e pastorais foi expressiva, enriquecendo ainda mais as celebrações. Entre as atividades culturais, destacara-se o Desfile de Carros de Bois, a Caminhada e Carreata, além das apresentações da Guarda de Congo Rosário da Aliança e da Corporação Musical Braspirense, que trouxeram tradição e alegria aos festejos.
No sábado, dia 12 do mesmo mês, a devoção a Santa Efigênia foi homenageada com uma missa especial às 9h, exaltando sua trajetória de santidade e resistência. À tarde, o tradicional Reinado e a Procissão de Santa Efigênia marcaram o dia, culminando com a Procissão em honra à Nossa Senhora Aparecida após a Celebração Eucarística das 19h, celebrando a Padroeira do Brasil.
O ápice das celebrações ocorreu no domingo, dia 13, com Missas às 9h e 11h30, que contaram com a presença de braspirenses ausentes e presentes. À tarde, o tradicional Reinado e a Procissão de Nossa Senhora do Rosário, percorreu as ruas de Brás Pires, revelando o profundo amor e devoção à Mãe de Deus. Ao fim da procissão, o Pároco, Pe. André, concedeu a Bênção do Santíssimo Sacramento aos presentes e aos que acompanhavam pelas redes sociais da paróquia, encerrando as festividades de 2024.
É digno de nota que a Festa de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia, uma das mais antigas e estimadas tradições de Brás Pires, mais uma vez demonstrou a força da fé popular, reunindo gerações em torno de uma celebração viva e cheia de devoção.
Texto: Samir Marques.
Fotos: Carlos Pinheiros.