segunda-feira

, 20 de maio de 2024

Paróquia de Piranga celebra ação de graças pelo paroquiato de Padre Reginaldo e o um ano de ordenação de Padre Vitor

20 de novembro de 2023 Arquidiocese

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Piranga (MG), Região Centro de Pastoral, viveu, neste domingo, 19 de novembro, um grande dia de Ação de Graças.

Com alegria, emoção e gratidão a Deus, os paroquianos reuniram-se para celebrar a Eucaristia, às 19h, na Igreja Matriz, tendo como intenção principal, os seis anos de paroquiato do Padre Reginaldo Coelho da Costa. Ele foi acolhido em Piranga, para ser Vigário Paroquial, no dia 27 de agosto de 2017, quando foi designado pelo saudoso Dom Geraldo Lyrio, para auxiliar o Padre José Raimundo Alves.

No ano seguinte, em 2018, tomou posse como pároco no dia 08 de janeiro. Durante esse período, destacou-se pelo carinho e cuidado com o Santuário do Senhor Bom Jesus, por ser um sacerdote criativo na evangelização, próximo do povo, um grande administrador e evangelizador, zeloso com os bens espirituais e materiais.

A celebração contou com maciça presença de fiéis, dentre eles, as Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias, coordenadores e agentes de comunidades, pastorais e movimentos, adultos, jovens e crianças, leigos e leigas que conviveram com o padre durante esse tempo.

Novo presbitério da Igreja Matriz

Padre Reginaldo explica detalhes do novo presbitério.

Na ocasião, o presbitério da Matriz foi inaugurado oficialmente, tendo sido abençoada a Mesa da Palavra. Todo o conjunto do novo presbitério conta com piso, cadeiras, trono da imagem da padroeira, Mesa da Palavra, Mesa da Eucaristia e o painel, o qual já havia sido inaugurado e abençoado solenemente, no dia 30 de agosto, durante o encerramento do Mês Vocacional, com a Missa e comemoração dos nove anos de sacerdócio de Padre Reginaldo.

Durante a homilia, Padre Reginaldo expressou sua gratidão e amor cultivados ao povo de Piranga, recordou aspectos de sua história vocacional e destacou experiências que o ajudaram a ser um presbítero melhor e capaz de ser instrumento de Deus na vida das pessoas. Ainda explicou os detalhes artísticos da obra inaugurada.

Ao final da Missa, a Coordenadora Leiga Paroquial, Maria José Reis, proferiu uma mensagem de agradecimento ao padre e o presenteou com uma bela imagem de Nossa Senhora da Conceição, em nome de todos os paroquianos, desejando-lhe uma fecunda missão na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima em Viçosa. Após, houve homenagens ao padre e confraternização do Salão Paroquial.

1º ano de ordenação de Padre Vitor

Padre Vitor celebrou o seu primeiro ano como sacerdote na manhã deste domingo, 19 de novembro.

No mesmo dia, durante a manhã, às 9h, na igreja Matriz, Padre Vitor Campos, que assume a paróquia como pároco nesta segunda-feira, dia 20, celebrou a Santa Missa em ação de graças pelo seu primeiro ano de ordenação presbiteral.

Padre Vitor ressaltou na homilia a importância de colocar os dons a serviço do Evangelho e dos irmãos e irmãs, multiplicando assim os talentos que Deus dá a cada um conforme a sua capacidade.

Ao final da celebração, ele enalteceu as virtudes do Padre Reginaldo à frente da paróquia de Piranga. “Padre Reginaldo, o senhor é um grande visionário, que consegue enxergar além, tirando até mesmo leite de pedra, procurando, com seus dons, pescar as pessoas e levá-las ao encontro com Deus. […] Obrigado por tudo que o senhor fez por essa paróquia.”, disse.

Padre Reginaldo, que concelebrou a Missa, parabenizou o Padre Vitor pelo seu primeiro ano de sacerdócio, recordando a proximidade que mantém com ele desde os tempos de semana vocacional e entrada no seminário. Padre Reginaldo destacou ainda que Padre Vitor assume uma paróquia de um povo animado na fé, que certamente o ajudará na sua missão como novo pároco.

Texto: Pastoral da Comunicação da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Piranga

Fotos: Fabiana Menezes e Vanessa Maria

Agenda