terça-feira

, 09 de agosto de 2022

Paróquia de Santa Bárbara, em Santa Bárbara do Tugúrio, realiza VIII edição do EAC

02 de junho de 2022 Arquidiocese

No último fim de semana, dias 28 e 29 de maio, a Paróquia de Santa Bárbara, em Santa Bárbara do Tugúrio (MG), pertencente à Região Pastoral Mariana Sul, realizou a VIII edição do Encontro de Adolescentes com Cristo (EAC) que teve por tema “Exército da Salvação” e o lema “combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé” (2 Tm 4, 7).

À ocasião, 68 adolescentes participaram do evento, o que para o Pároco, Padre Daniel Angelo Henriques, foi motivo de muita “esperança por ser o primeiro encontro realizado após as retomadas das atividades no período da pandemia da Covid-19”. De acordo com o sacerdote, o encontro foi de grande importância na vida da comunidade paroquial de Santa Bárbara do Tugúrio, pois auxilia na missão de levar os adolescentes a se encontrarem com a pessoa de Jesus Cristo.

A iniciativa e organização do encontro partiu dos próprios adolescentes que já fizeram a experiência do EAC. Auxiliados pelos “tios” – casais membros do Encontro de Casais com Cristo (ECC) – procuram proporcionar aos futuros membros do grupo a mesma experiência que fizeram um dia.

Para a coordenadora jovem, Giovana Siqueira, a preparação do encontro a certificou de que, com o seu “sim” à missão que lhe foi dada, ela seria capaz de ajudar pessoas a fazerem também a sua experiência com o Senhor. “Preparar o EAC trouxe comigo a certeza de que eu era sim capaz de ajudar pessoas a mudarem um fim de semana inteiro em favor do Altíssimo”, afirmou.

A equipe de apoio, formada por tios e adolescentes, somou ao todo 250 pessoas envolvidas diretamente na preparação do evento. Para os coordenadores do EAC Paroquial, Wanda de Fátima e Márcio, a experiência vivida por eles tanto na preparação como no decorrer do encontro serviu como um aprendizado. “Vivenciar o EAC possibilita aprender a conviver com ideias diferentes, aprender a valorizar o amor, a espiritualidade e sentir que Deus nos chama para uma missão”, contaram.

Para o adolescente Leandro de Castro, que fez o encontro, a experiência vivida por ele no decorrer do evento foi singular. O jovem vocacionado reiterou dizendo que a união entre os jovens que procuram a Cristo e entre aqueles que os ajudam a encontra-Lo enche o coração de alegria. Quando perguntado sobre as expectativas para o pós-encontro, ele afirmou que é “que os jovens não pensem que aquilo foi só um encontro. Aquilo foi um encontro com Cristo. Espero que os jovens possam dizer que nunca irão se arrepender e que queiram sempre mais se aproximar de Jesus Cristo”, pontuou.

Ao término do encontro, o Pároco afirmou que as expectativas para os novos membros do grupo são muitas. Segundo Padre Daniel, inserir os jovens nas atividades da paróquia, na vida de fé e celebrativa é uma prioridade. “Esperamos que sejam perseverantes e possam continuar ajudando o EAC e um dia ingressem no EJC (Encontro de Jovens com Cristo), Pastoral da Juventude e nas mais diversas pastorais, movimentos e serviços da Igreja”, disse.

Texto e fotos: Pastoral da Comunicação da Paróquia de Santa Bárbara, em Santa Bárbara do Tugúrio (MG)

Veja também:

2ª etapa da Escola Arquidiocesana de Formação Integral (EAFIN) acontece em Passagem de Mariana

Agenda