domingo

, 07 de agosto de 2022

Paróquia de Sant’Ana, em Abre Campo, promove barraquinhas com caldos diferenciados durante as festividades em honra à padroeira

25 de julho de 2022 Arquidiocese

A Paróquia de Sant’Ana, em Abre Campo (MG), está celebrando desde o dia 17 de julho as festividades em honra à padroeira. A partir do tema “Com Sant’Ana, mãe de Maria e avó de Jesus, por uma Igreja Sinodal: andar juntos por uma mesma estrada”, os fiéis são chamados a participar deste momento de graças e bênçãos.

A programação, que segue até esta terça-feira, dia 26, além dos momentos religiosos, contará também com momentos culturais e as tradicionais barraquinhas que, desde 2020, tem sabores de caldo diferenciados, chamados de “Caldo de Sant’Ana e Caldo de São Joaquim”.

Origem

A ideia surgiu em julho de 2020, durante a fase de restrições mais severas da pandemia, quando foi preciso adaptar as festividades por meio das Celebrações Eucarísticas e Novenas transmitidas pelos canais digitais da paróquia, live dos shows culturais e barraquinha delivery.

Diante disso, à época, o então Pároco, Padre Eliseu Donisete de Paiva Gomes, em conversa a secretária da paróquia, Mirely Moreira Couto, e a coordenadora de barraquinhas e eventos, Suely, sugeriu que além dos tradicionais caldos, pasteis e outros quitutes, deveria ter algo de novo, diferente, já que a barraquinha seria delivery pela primeira vez.

Depois de várias sugestões, chegou-se a ideia de dois caldos diferentes, nomeados por Padre Eliseu de “Caldo de Sant’Ana e caldo São Joaquim”. Diante do sucesso e aprovação por partes dos fiéis, a paróquia espera que os caldos se firmem como tradição.

Ainda, após serem vendidos pela primeira vez sem revelar de que eram feitos, a Paróquia de Sant’Ana compartilha os ingredientes:

Caldo de Sant’Ana

Baroa

Batata inglesa

Picanha bovina

Linguiça calabresa

Torresmo

Cheiro verde

 

Caldo São Joaquim

Batata inglesa

Milho verde

Alho Poró

Linguiça suína apimentada defumada

Torresmo

Cheiro verde

Texto: Mirely Moreira Couto

Foto: Paróquia de Sant’Ana, em Abre Campo

Agenda