quinta-feira

, 30 de maio de 2024

Paróquia de Santo Antônio, em Santa Bárbara, recebe seu novo Pároco, Padre Darci Fernandes Leão

09 de maio de 2023 Arquidiocese

Na noite desta segunda-feira, 08 de maio, em celebração presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, e concelebrada por 25 sacerdotes, tomou posse como Pároco da Paróquia Santo Antônio, em Santa Bárbara (MG), o Padre Darci Fernandes Leão.

O Sacerdote é o Ecônomo da Arquidiocese e atuava como Pároco na Paróquia Bom Jesus do Monte, no distrito de Furquim, em Mariana (MG). A missa, que aconteceu, às 19h, contou com grande participação dos fiéis das comunidades de Santa Bárbara e também uma representação de 50 pessoas da antiga paróquia do sacerdote.

Após o falecimento do então Pároco, Padre Elias Bartolomeu Leoni, em 1º de março deste ano, a Paróquia ficou sob administração do Vigário Episcopal da Região Norte e Pároco de Nossa Senhora do Pilar, em Ouro Preto (MG), Padre Adilson Luiz Umbelino Couto. Neste período, além da presença constante do Vigário Paroquial, Padre Rosemberg Evangelista, a comunidade também contou com a presença e ajuda de outros padres, sobretudo os filhos de Santa Bárbara.

No final da Celebração Eucarística, a representante leiga da Paróquia no Conselho de Pastoral Paroquial, Neide, fez uma saudação ao novo Pároco, agradecendo também a Dom Airton e aos Padres Adilson e Rosemberg. Em seguida, Padre Darci também fez sua saudação e agradecimentos.

Em entrevista ao Departamento Arquidiocesano de Comunicação (Dacom), Padre Darci afirmou que assume a sua nova missão, na quase tricentenária Paróquia de Santo Antônio, com renovado espírito de fé e confiança. “Sou consciente de seguir um Deus que se inclinou diante de seus discípulos para ensiná-los que a missão confiada a eles, de pastor, deve ser exercida sempre na unidade e na caridade para com o próximo.  Quero cumprir com amor minha missão de Pároco que consiste em governar, ensinar e santificar o povo de Deus a mim confiado a partir de agora. Pretendo caminhar muito unido ao Arcebispo, aos padres de nossa Arquidiocese e, especialmente, aos da nossa Região Pastoral”, disse.

Padre Darci também compartilhou sobre os seus anseios para o pastoreio na cidade de Santa Bárbara. “Na Paróquia, quero contar sempre com o apoio, amizade e ministério do nosso querido e muito conhecido Padre Rosenberg, do Cônego João Ribeiro da Reitoria São Vicente, os demais padres da forania, bem como os padres lazaristas presentes no Santuário de Nossa Senhora Mãe dos Homens, no Caraça.

Quero contar e incentivar muito a participação e a bonita missão dos leigos! Sonho com uma paróquia viva e atuante onde todos saibam amar, perdoar e servir.

Aproveito para agradecer a acolhida paroquial no dia 08 e também aos ministros ordenados que vieram de longe e, particularmente, ao povo de Furquim que marcou presença em minha vida e nesse dia de minha posse aqui. Que Santo Antônio abençoe a todos, inclusive, a equipe de comunicação que registrou e divulgou com esmero esse acontecimento.

Agora é tempo de ser Igreja. Caminhar JUNTOS. Participar”, ressaltou.

A seguir, pode-se conferir, na íntegra, as palavras de saudação ao Padre Darci proferidas pela representante leiga paroquial:

Padre Darci,

“Grande é a Seara e grandiosa é a obra que Deus confiou em suas mãos”.

Somos gratos pelo seu sim. E em virtude da obediência abraçada, o Senhor ofereceu o seu consentimento ao chamado. O chamado a abraçar sua nova missão, sua nova Paróquia, dando a sua total obediência à Igreja.

Com as palavras do Profeta Jeremias 3-15, Deus promete ao seu povo que jamais o deixará sem pastores, que o guie, que o alimente com inteligência, com sabedoria e sem temores.

Saiba que criamos expectativas novas e, em contido entusiasmo, juntamente com o Padre Rosenberg, ficamos ansiosos aguardando a sua chegada. Temos uma certeza: em tudo o que acontece com a Igreja nas suas várias instâncias, a mão de Deus prevalece como o fio condutor. Nessa perspectiva de fé queremos oferecer o nosso apoio para caminharmos juntos em plena sintonia.

Conte sempre conosco!  Somos irmãos e família em Jesus Cristo. Deus o ilumine e fortaleça em sua missão Sacerdotal e Administrativa frente a nossa comunidade, que o Espírito Santo lhe dê o discernimento necessário para tomar as decisões acertadas e que o manto da Virgem Maria esteja sobre ti para lhe cobrir de bênçãos vindas dos céus.

Continue sendo um instrumento nas mãos de Deus e confiando no Senhor de todo coração. Certamente Ele cumprirá todo Seu propósito, cuidando sempre de sua família e de seu Ministério Sacerdotal.

Sinta-se em casa, pois a partir de hoje, o senhor se torna membro de cada família desta comunidade.

Obrigada Dom Airton, pelo carinho de sua presença no meio de nós e por tomar decisões acertadas para nossa Paróquia. Como diz São Paulo na primeira carta a Timóteo, “Os presbíteros que lideram bem a igreja são dignos de dupla honra” (1 Timóteo 5:17).

Obrigada Padre Adilson, que em tão pouco tempo de convivência conquistou nossos corações e vai deixar saudades!

Obrigada Padre Rosenberg, pelo seu carinho e por zelar pelas nossas vidas e por nossas famílias.

Deus seja louvado por tudo!

Texto: Com a colaboração da Paróquia Santo Antônio, em Santa Bárbara

Fotos: Natanael Kafuri