sexta-feira

, 26 de abril de 2024

Paróquia de São Brás, em São Brás do Suaçuí, comemora 170 anos de criação

01 de junho de 2020 Arquidiocese

A Paróquia de São Brás, em São Brás do Suaçuí, na Região Oeste, está celebrando 170 anos de sua criação nesta segunda-feira, 1 de junho. Neste momento de recordar, celebrar e agradecer, o administrador paroquial, padre Thiago José Gomes, escreve uma mensagem de gratidão e memória.

Leia a mensagem na íntegra:

Neste dia 1 de junho, a Paróquia de São Brás, em São Brás do Suaçuí, comemora 170 anos de sua criação. É momento de recordar, celebrar e agradecer!

Trazemos ao coração a memória de tantos que ao longo do tempo construíram e constróem esta Paróquia. Foram muitas pessoas: mulheres e homens de fé. Recordamos todos os esforços e serviços prestados.

Com certeza, variadas forama s celebrações, as reuniões, os encontros, as procissões, os momentos orantes, os serviços, os atendimentos, as festas, as peregrinações, dentre outras atividades, promovidas ao longo do tempo. Muitas pessoas atendidas, muitas consoladas pela graça de Deus, muitos os que através da Paróquia foram e são felizes, fizeram e fazemo bem.

A palavra paróquia vem da língua grega e, dentre tantas coisas interessantes que significa, ela refere-se aos peregrinos, àqueles que estão a caminho. “Somos peregrinos no mundo…”  (1 Pd 2,11), somos paroquianos.  Essa é a imagem da vida cristã, afinal estamos todos no mesmo “caminho”, no Cristo que é o Caminho, Verdade e Vida (Jo14,16).

Podemos, de maneira simbólica (analógica), aplicar a imagem do caminho à história da Paróquia de São Brás. São Brás do Suaçuí está localizada no “caminho novo” da Estrada Real e até hoje é lugar de passagem para tantos lugares. Suas ruas centrais são compridas e amplas. A cidade foi construída sobre um monte (Mt 5,14) e  tem no ponto central a majestosa Igreja Matriz. Ao redor dela foi se constituindo não apenas um povoado, mas uma verdadeira comunidade de fé. Quem chega e quem parte, de qualquer lugar que seja, percebe a simplicidade e a beleza da pequena e bela São Brás.

Sim, quem conhece São Brás do Suaçuí torna-se peregrino, é convidado a louvar, a agradecer por tudo. Percebe que todos os caminhos nos levam a Cristo. Não só a Matriz convida a isso, mas a imagem do padroeiro, no centro da praça, faz um gesto simbólico apresentando Cristo Homem e Deus, em nome da Santíssima Trindade ao nos abençoar.

Além disso, todo caminheiro precisa encontrar-se com pessoas no caminho. O caminhar leva a isso. A paróquia vem, durante este tempo, promovendo verdadeiros encontros com Deus e  com os irmãos. Destacam-se duas grandes fontes vitais de encontro: a festa de São Brás em fevereiro e a Semana Santa. Ao longo da existência, os paroquianos – peregrinos se reúnem nestas ocasiões para rezar e recobrar as forças.

Não podemos deixar de destacar, ainda,  que assim como a cidade, a Paróquia não demonstra todo seu tamanho. Caminho que é caminho é sempre desbravado e leva a descobrir mais outros ainda. Alguns se impressionam com a pequenez e singeleza da cidade, outros também podem não conhecer tanta coisa que estas nossas 15 comunidades de fé realizam como Paróquia. Mas, como Belém, podemos dizer: de modo algum és a menor entre as principais cidades (Mt 2,6) Aqui, sim, é lugar verdadeiro da presença de Deus! Temos o tamanho do mundo, pois Deus é nosso tudo!

Portanto, mesmo impossibilitados de colocar em prática nossos planos para a celebração de tão augusta data, não deixaremos de celebrar. Começaremos por hoje, às 18 horas, no altar do Senhor, junto a São Brás, nosso querido padroeiro, com a celebração da Santa Eucaristia, entregando nosso louvor a Deus por tudo. Contamos com as orações de todos e convidamos para que nos caminhos da vida, encontremo-nos sempre como irmãos-peregrinos rumo ao Reino de Deus!

Fraternalmente,

Pe. Thiago José Gomes

Administrador paroquial da Paróquia de São Brás em São Brás do Suaçuí-MG

 

Agenda