segunda-feira

, 15 de julho de 2024

Paróquia de São Caetano, em Cipotânea, celebra jubileu de diamante de Padre Rogério Venâncio de Rezende

15 de julho de 2024 Arquidiocese

No último dia 29 de junho a Paróquia São Caetano, em Cipotânea (MG), celebrou os 60 anos de ordenação sacerdotal de seu Pároco Emérito, Padre Rogério Venâncio de Rezende. A comunidade realizou um Tríduo Vocacional, no qual trabalharam sobre o papel das vocações na Igreja e como a vida de um padrem tem impacto na comunidade local.

Na data comemorativa de São Pedro, a paróquia festejou as bodas de diamante do presbítero, com uma missa seguida de um almoço para os paroquianos, padres, padres filhos da paróquia e os familiares do sacerdote.

A santa missa do primeiro dia do Tríduo foi presidida pelo Pároco da Paróquia São Caetano, em Cipotânea, Padre Adelson Laurindo Sampaio Clemente. A cerimônia do segundo dia, foi presidida pelo Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Sorocaba (SP), Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, o qual foi colega de seminário do Padre Rogério.

Encerrando a programação, o Promotor Vocacional da Arquidiocese de Mariana Padre Rosemar Marcos Condé, presidiu a Celebração Eucarística, que foi seguida de uma confraternização paroquial com fogueira e quadrilha para as crianças.

Confira abaixo a mensagem da Paróquia de São Caetano por ocasião dos 60 anos de ordenação presbiteral de Padre Rogerio:

“O Papa Francisco pede para que o sacerdote seja alegre, servidor, com cheiro de ovelha e isso vemos em padre Rogério. Simplicidade é sua virtude mais marcante, por isso é tão amado pelos seus paroquianos, como bom pastor enfrentou as adversidades perseverando na fé, trabalhando por Jesus na conversão das pessoas, seja com sua presença em um evento importante na cidade, seja em um almoço em casa de família simples ou, até mesmo, nos momentos difíceis, de dor. Podemos citar, também, a alegria, outra característica marcante em nosso padre Rogério, aprendeu com Jesus que em todos os lugares que passava evangelizava e encantava as pessoas com seu jeito, tornando-as suas seguidoras. A vida de padre Rogerio é reflexo da verdadeira alegria que vem de Deus, como nos ensina São Paulo: “Alegrai-vos sempre no Senhor. Padre Rogério sempre foi um homem do povo, afinal veio dele. Sempre escuta as histórias das pessoas e as ajuda a encontrar a voz de Deus, a descobrir o significado de sua vida, mostrando-lhes como reconhecer a mão de Deus em tudo o que acontece. Ele compartilha sua vida com elas e permite que elas compartilhem suas vidas com ele, busca fazer parte de sua história e as convida a se tornar parte da sua. Sabemos que é Jesus quem escolhe o padre e o envia para a missão, mas cabe ao padre exercer seu sacerdócio sendo exemplo na sua vocação, deixando transparecer em seu rosto e voz a presença de Jesus em seu ministério. Como diz São João Maria Vianney: “O sacerdote é o amor do coração de Jesus”.

Texto: Luana Raimunda Dias
Fotos: Paróquia São Caetano, em Cipotânea