sábado

, 13 de agosto de 2022

Paróquia de São João Batista, em Barão de Cocais (MG), vivencia o XV Jubileu do padroeiro

29 de junho de 2021 Arquidiocese

Fé, amor e devoção! Essas são as palavras que definiram o XV Jubileu de São Batista, vivenciado pela paróquia São João Batista, em Barão de Cocais (MG), entre os dias 15 a 24 de junho. Neste ano, a festa ganhou um tom especial com o tema: “Na escola de Jesus, de Francisco e de João, o respeito pela vida e o amor a cada irmão”.

Ao longo da festividade, os fiéis refletiram sobre diversos temas presentes na Encíclica Fratelli Tutti do Papa Francisco. Devido à pandemia de Covid-19, mais uma vez, o Jubileu foi realizado de uma forma diferente: com restrição de pessoas, distanciamento social e uso de máscara e álcool em gel. Mas, graças ao Bom Deus, foi celebrado com muito amor e carinho por todos os cocaienses que têm João Batista como padroeiro.

Durante a novena, a paróquia pôde se reunir para a oração através das redes sociais e dos meios de comunicação da cidade: às 8h para a oração da manhã com os padres, às 15h para a solene novena e às 19h30 para a celebração da Santa Missa. Ainda, expressões da devoção popular ao santo padroeiro como enfeites nas portas das casas com bandeirinhas e balões foram presenciadas pela cidade.

Dia solene

Já na quinta-feira, 24 de junho, aconteceu pela manhã a Santa Missa com participação especial das crianças e às 15h a solene celebração eucarística de encerramento da festa. O XV Jubileu de São João Batista foram dias de intensa oração para todos os cocaienses. “Muitas pessoas queriam estar no Santuário celebrando o padroeiro e poder ver tanta gente durante estes dias saudando o Padroeiro, mesmo que de longe, cada um na sua simplicidade, foi um momento muito emocionante. Podemos perceber que a fé do nosso povo é muito grande. Participar do Jubileu de São João Batista foi muito edificante”, afirmou o paroquiano Edson Geraldo Gonçalves.

Ainda no dia do padroeiro, os moradores puderam saborear a tradicional Galinhada, prato típico da festa de São João em Barão de Cocais, e que especialmente neste ano foi servido no sistema Drive Thru, na praça do Santuário. Enfim, dos dias 15 a 24 junho, os fiéis “pés de pomba”, adjetivo pátrio de quem nasce na cidade, puderam entoar com grande alegria e devoção o hino ao seu padroeiro:

“São João Batista, santo nosso padroeiro, dai-nos a vista do amor puro e verdadeiro. São João Batista, voz da verdade, protege sempre a tua querida cidade!”.

Viva São João Batista!

Confira mais fotos:

Texto: PASCOM – Paróquia São João Batista

Fotos: Sistema Videofoto

PASCOM – Paróquia São João Batista

Agenda