terça-feira

, 09 de agosto de 2022

Paróquia de São Miguel Arcanjo, em Araponga, celebra 195 anos de sua instalação canônica

10 de novembro de 2021 Arquidiocese

A Paróquia São Miguel Arcanjo, localizada em Araponga (MG), na Região Mariana Leste, celebrou com grande júbilo nesta terça-feira, 09 de novembro, o aniversário de 195 anos de sua criação.

Por meio de um tríduo preparatório, realizado entre os dias 06 e 08 de novembro, os paroquianos refletiram sobre a importância de uma paróquia como comunidade de comunidades, casa da Palavra e da Eucaristia e lugar da caridade e da ação missionária. A Paróquia de São Miguel exerce na Arquidiocese de Mariana uma grande importância pastoral, uma vez que foi celeiro das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), dos grupos de reflexão e desenvolvimento das pastorais.

Realizou-se também uma reunião festiva do Conselho Paroquial de Pastoral (CPP), na qual foi feita uma recordação histórica da caminhada paroquial e momentos de convivência entre os coordenadores. Ainda, foram feitas homenagens às 21 comunidades que compõem a paróquia, bem como às pastorais e movimentos e aos sacerdotes que por passaram como párocos. Já no último dia 09 de novembro, dia da festa, foi celebrada a missa solene pelo pároco, padre Lucas Muniz Alberto.

De acordo com a leiga Hélida Teixeira, a comemoração dos 195 anos foi um momento de grande emoção e recordação da trajetória paroquial. Tempo favorável de renovar a fé, a esperança e o desejo de servir a Deus.

Para o padre Lucas Muniz, celebrar a festa paroquial é uma oportunidade privilegiada de gratidão a Deus pela caminhada já realizada e, na força do Espírito Santo, assumir o compromisso para a continuação desta história, a fim de que a paróquia cumpra a sua missão evangelizadora, levando a todos Jesus Cristo.

Texto: Pe. Lucas Muniz

Fotos: Pascom

 

Agenda