quarta-feira

, 24 de abril de 2024

Paróquia de São Miguel Arcanjo, em Araponga, realiza formação sobre o Sínodo

10 de março de 2022

No último sábado, 05 de março, a Paróquia de São Miguel Arcanjo, em Araponga (MG), promoveu uma formação para a equipe paroquial de animação do Sínodo dos Bispos 2021-2023. O momento de estudo, que foi ministrado pelo Pároco, Padre Lucas Muniz Alberto, aconteceu no salão paroquial e contou com a participação de aproximadamente 20 pessoas.

Durante a reunião, foram apresentados o que é o Sínodo convocado pelo Papa Francisco e como será trabalhado na paróquia. Segundo a participante Jussara Souza, o encontro de formação com o Pároco e os irmãos que irão compor a equipe de visitação sinodal nas comunidades da paróquia trouxe mais clareza sobre o que é o Sínodo e qual sua proposta.

“Pudemos refletir nos meses de janeiro e fevereiro, através do roteiro de reflexão, sobre o Sínodo, mas muitas dúvidas ainda permeavam. Tivemos dentro dessa formação mais esclarecimento da parte de nosso Pároco, Padre Lucas Muniz, sobre tal proposta da Igreja”, disse Jussara.

Para ela, o material elaborado pela Arquidiocese de Mariana deixou evidente como deve ser o trabalho da equipe de ouvintes das pessoas que estão fora da Igreja, dos trabalhos pastorais e da vida em comunidade.

“Ouvir com atenção o que essas pessoas pensam da Igreja, sem dar palpites em suas opiniões. Acolher a opinião de cada irmão, ser verdadeiro ouvinte, aquele que ouve com sabedoria, sem interferência na opinião por não concordar com o que ela diz achar da Igreja. Caminhar em comunhão com a Arquidiocese e com o Papa e juntos podermos à luz do Evangelho, sermos a Verdadeira Igreja de Cristo”, finalizou Jussara.

Texto: Com a colaboração de Jussara Souza

Fotos: Lucelio Ramos

Agenda

VEJA TAMBÉM