sexta-feira

, 19 de agosto de 2022

Paróquia de Senador Firmino recebe obras restauradas pela FAOP

30 de abril de 2020 Arquidiocese

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Senador Firmino (MG), na Região Centro, recebeu nesta quarta-feira (29) a Gravura de Nossa Senhora de Loreto e o Livro de Compromisso da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário restauradas pela Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP).

A Gravura foi restaurada pelas alunas da turma XLV (45): Guerlind Astegger e Maria das Dores Santos, sob supervisão do docente Rafael Cruz. Já o Livro, pelos discentes da turma XLII (42): Claudio Souto, Bruno Blumer, Eloiza Silva, Letícia Gonçalves, Lilian Oliveira, Luis Otávio Neto, Vera Godefroid e Yasmin Sayegh, sob supervisão da professora Williene Nascimento. As obras tiveram apoio das técnicas em restauro: Elisa Diniz, Ludmila Ribeiro e Roberta da Silva. Esses alunos fazem parte do Curso Técnico em Conservação e Restauro da FAOP.

Participaram da entrega o pároco de Senador Firmino, padre Luciano da Silva Robert, a presidente da FAOP,  Julia Mitraud, a coordenadora do Núcleo de Conservação e Restauração, Ana Paula Mendes, a técnica Roberta da Silva, e o gerente de projetos, Lindomar Ferreira. O ato foi realizado com equipe reduzida e prezando os cuidados de prevenção ao coronavírus (Convid-19).

“Celebrando o sesquicentenário do início da construção do Santuário de Nossa Senhora da Conceição em Senador Firmino, agradecemos o competente trabalho da FAOP na recuperação do acervo dos bens culturais desse majestoso templo. Essa parceria faz parte de um conjunto de iniciativas de um amplo projeto de gestão dos bens culturais que estamos desenvolvendo no Santuário, desde 2015. Estamos recuperando, através dos processos de restauro, pesquisa e inventário, os bens móveis e imóveis e os bens intangíveis que compõem o rico patrimônio de mais de 267 anos. Além dessas empreitadas, outros projetos serão executados para a readequação e requalificação de espaços destinados aos projetos sócio-culturais do Santuário”, afirmou o padre Luciano.

Com informações e fotos: FAOP

Agenda