sábado

, 21 de dezembro de 2024

Paróquia Nossa Senhora da Assunção, em Barbacena, realiza Assembleia Eletiva para Coordenação do Conselho Paroquial de Pastoral

06 de dezembro de 2024

Na tarde de sábado, dia 30 de novembro, nas dependências da Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Assunção, em Barbacena (MG), paroquianos se reuniram para realizar a Assembleia Paroquial de Pastoral.

Em clima de união e de oração, 135 paroquianos das diversas coordenações e serviços pastorais, das 12 comunidades que compõem a paróquia participaram efetivamente deste momento.

Com orientação do pároco, Padre Lucas Germano de Azevedo, e com a assessoria de Leci Nascimento foram iniciados os trabalhos com acolhida e boas-vindas aos participantes.

No início, Padre Lucas explicou a importância da Assembleia e o atual coordenador Paroquial, Sannder Lourenço, partilhou com os presentes sobre os últimos três anos de ações pastorais desenvolvidas na paróquia.

A Assessora convidada, Leci Nascimento, explanou sobre o Projeto Arquidiocesano de Evangelização (PAE), trabalhando os quatro pilares e enfatizou, em especial, o pilar da Palavra.

Em seguida, Padre Lucas e Leci orientaram a todos sobre a eleição da nova Coordenação Paroquial de Pastoral, iniciando a eleição. Por escolha da maioria da comunidade, Sannder Lourenço foi reconduzido para a coordenação Paroquial para o próximo triênio, sendo eleita como vice coordenadora, Stela Maris Ávila.

“A reeleição vem nos mostrar que realmente cumprimos a missão assumida. Quando nos colocamos a serviço do Espírito Santo, pedindo que esteja a frente dos trabalhos e deixamo-nos ser conduzidos, a vitória acontece. Nunca pensei em ser reeleito, mesmo porque a proposta que passei para Padre Lucas era de não colocar meu nome em evidência, que deixasse o Espírito Santo agir e o povo votar. A Leci nos falou que o Espírito Santo já havia agido e escolhido a coordenação e os votos surgiram em sequência. Isso me deu confiança do trabalho ter sido desenvolvido. Minha visão é a de seguir o que a Igreja pede, e meu papel é ser mediador entre o que a igreja orienta e o que os fiéis devem seguir. Com este papel de mediação e acolhimento, ajudo o pároco a administrar uma paróquia com doze comunidades. Não são poucos os trabalhos. Além disto, de acordo com minha disponibilidade, e por ação do mesmo Espírito, me coloco a servir em outras frentes, como na região, por exemplo, quando necessitam de meu auxílio. Tendo disponibilidade, estou sempre servindo. Fico muito feliz pelo reconhecimento e a missão bem-sucedida”, relatou o coordenador reeleito, Sannder Lourenço.

Texto: Ana Paula Mendes dos Santos 
Foto: Pascom Paróquia Nossa Senhora da Assunção, Barbacena (MG)

VEJA TAMBÉM