segunda-feira

, 15 de julho de 2024

Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Catas Altas, comemora seus 300 anos de história de fé e devoção

07 de março de 2024 Arquidiocese

Aconteceu entre os dias 16 e 25 de fevereiro, as comemorações do tricentenário de criação da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Catas Altas (MG).

No dia 16, data em que o decreto régio permitiu há 300 anos a presença de um pároco ao vilarejo, aconteceu a Missa Solene Cantada, presidida pelo Pároco, Padre Bruno Gomes, e com a participação da Irmandade do Santíssimo da região e do coral e Orquestra Dom Oscar de Oliveira de Ouro Preto (MG).

Dos dias 18 a 23, aconteceram missas com a presença dos padres que por viveram seu ministério sacerdotal na paróquia: os Cônegos João Francisco Ribeiro e Nedson Pereira de Assis, e os Padres Armando Godinho, Marcelo de Castro Valadão e Oldair de Paulo Mateus. Durante as celebrações, pastorais e movimentos que fazem parte desta família paroquial também estiveram presentes.

No final de semana festivo, um clima de alegria tomou conta da cidade: no sábado, dia 24, aconteceu uma carreata festiva com a Imagem da padroeira, com a bênção dos veículos e condutores à chegada.

Dom Airton participou das festividades solenes dos 300 anos.

O ápice da festa aconteceu no dia 25, domingo, às 9h, com a celebração da Santa Missa Festiva presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, com a participação de todas as comunidades e setores que compõem a paróquia. Após a celebração eucarística, foi realizada uma procissão com todos os padroeiros, seguida da bênção do Santíssimo Sacramento.

“Para mim, como pároco desta tricentenária paróquia, é uma grande alegria poder celebrar essa data tão especial. Ao longo dos dias de festa, uma grande alegria marcou a nossa paróquia. Que possamos elevar a Deus a nossa gratidão por tantos que se dedicaram a evangelização nestas terras e seguirmos com alegria e coragem o trabalho de evangelização”, disse Padre Bruno.

Procissão com os padroeiros das comunidades da paróquia de Catas Altas.

Texto e fotos: Pastoral da Comunicação da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Catas Altas