sexta-feira

, 19 de abril de 2024

Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Congonhas, promove Assembleia Paroquial

23 de novembro de 2022 Arquidiocese

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Congonhas (MG), realizou no último sábado, 19 de novembro, sua Assembleia Paroquial. O objetivo do encontro foi avaliar à luz do Projeto Arquidiocesano de Evangelização (PAE) e da Sinodalidade a sua caminhada.

A  Assembleia teve início às 14h com a Celebração Eucarística na Igreja Matriz. Em seguida, os participantes se dirigiram ao Salão Paroquial Irmã Suzana para prosseguirem com o encontro. No local, eles foram acolhidos pelo Pároco, Padre Paulo Barbosa, que fez uma analogia à capa do livro do PAE, que apresenta uma casa onde o centro é a comunidade, dizendo também que a paróquia assiste 20 comunidades, quatro sub-comunidades, hospital, presídio, etc. O comparecimento foi muito satisfatório notando-se a ausência de apenas duas comunidades.

No primeiro momento, o Vigário Paroquial, Padre Geraldo Barbosa, falou sobre a Ordenação Presbiteral de cinco novos sacerdotes, ocorrida também no sábado em Conselheiro Lafaiete, e citou a frase bíblica: “muitos são os chamados, mas poucos os escolhidos e, a esses Deus os capacita”. Ele também trouxe a análise da realidade à luz do PAE, refletindo sobre os pilares do documento:

a) PALAVRA, que são os Grupos de Reflexão nas casas e ruas, a Pastoral da Acolhida e Formação Bíblica (Leitura Orante);

b) PÃO: celebração comunitária, a espiritualidade radical e a formação litúrgica;

c) CARIDADE: promoção humana, defesa da vida, Pastoral da Sobriedade e o cuidado com a casa comum;

d) MISSÃO: dinamizar as Comunidades Eclesiais Missionárias e sair ao encontro das pessoas.

No terceiro momento, aconteceu a divisão de grupos para debater, estudar e responder as seguintes questões: 1) Como fortalecer a Igreja Missionária? 2) O que fazer para dinamizar o Dízimo? 3) Destacar três ações para a Promoção Humana. Respondidas essas questões, foram escolhidos um relator e um coordenador de cada grupo para apresentarem as respostas.

A Assembleia Paroquial propiciou o reencontro das comunidades, pastorais e movimentos sob a luz do PAE e da Sinodalidade. A expectativa é a busca da unidade frente aos desafios dos tempos atuais.

Texto e fotos: Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Congonhas (MG)

Agenda