quarta-feira

, 19 de junho de 2024

Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Congonhas, realiza formação para a Catequese

08 de março de 2022 Arquidiocese

Aconteceu entre os dias 21 e 24 de fevereiro, a formação catequética 2022, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Congonhas (MG). Aproximadamente 89 pessoas compareceram aos encontros, incluindo catequistas das demais paróquias da cidade, Nossa Senhora Mãe da Igreja e São José Operário, além de outros leigos e leigas interessados nos estudos.

A formação ocorreu atendendo ao pedido do pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, padre Paulo Barbosa, e contou com o apoio de catequistas. Ainda, outras comunidades e o Assessor de Formação da paróquia, Eduardo Sabará, também ajudaram na realização dos estudos.

Temas

Com início no dia 21, o primeiro tema proposto para debate foi “A Unidade Pastoral Paroquial”, conduzido pelo padre Paulinho. O momento foi importante para destacar a necessidade de conhecer, respeitar e participar da organização da Catequese a partir das orientações da paróquia.

“Nesse assunto, temos a oportunidade de passar aos catequizandos e famílias a responsabilidade com a vivência dos segmentos da Igreja”, afirmou a catequista Divania Pinheiro e Castro.

Já no dia 22, o vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, padre Geraldo Barbosa, foi o responsável para refletir sobre o tema “Liturgia e Catequese”. Destacando a organicidade que o plano pastoral propõe, ele apresentou o novo Projeto Arquidiocesano Evangelizador (PAE), aprovado durante a 28ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, realizada em dezembro de 2021.

No terceiro dia, o encontro foi assessorado pelo padre Antônio Claret Fernandes que debateu com os participantes sobre a Campanha da Fraternidade 2022, já que ela está presente todos os anos nas dinâmicas e encontros da catequese. Além disso, ele comentou sobre o tema deste ano, “Fraternidade e Educação”, visto que a Catequese é um processo de educação permanente e tem como missão facilitar o despertar integral do catequizando e dos que estão ao seu redor.

O encontro foi finalizado no dia 24 com o tema “Pedagogia Catequética”. Orientado por Eduardo Sabará, teve como objetivo oferecer aos catequistas pistas para uma Catequese de fato educadora, considerando ainda os desafios atuais como a pandemia, isolamento, retorno social, cuidado de si e do outro.

Aprendizados

Para Edivânia, as formações foram um sucesso. Ainda de acordo com ela, a semana de estudo foi muito importante, pois ajuda a absorver novas maneiras de trabalhar a Catequese. “Foi ótimo e sempre enriquecedor. Faz a gente amar mais ainda a missão de ser catequista”, finalizou.

Jornal Pastoral

Na edição nº 322 do Jornal Pastoral, publicada em janeiro deste ano, em entrevista, o então Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, padre Edmar José da Silva, conta como foi o processo de elaboração do novo PAE. Confira aqui

Imagens: PASCOM 

* Atualizado em 09/03/2022 às 08h45