sábado

, 25 de maio de 2024

Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Piranga, realiza formação para catequistas

28 de março de 2022 Arquidiocese

Durante o mês de março, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Piranga (MG), pertencente à Região Mariana Centro, realizou uma série de formações para catequistas em quatro setores paroquiais. Esses encontros fizeram parte da retomada das atividades da Catequese presencialmente, após as restrições impostas pela pandemia da Covid-19.

Além de contar com o apoio do pároco, Padre Reginaldo Coelho da Costa, e do Vigário Paroquial, Padre Bruno Gomes, a série de formações contou com a assessoria da Equipe de Coordenação Paroquial de Catequese: Maria da Conceição (Sãozinha), Elizângela Clara e Cláudia Mara.

O Setor de Taquaraçú foi o primeiro a receber o encontro, no dia 12 de março, de 9h às 12h. Durante a formação, houve acolhida aos participantes, café da manhã e oração inicial. Em seguida, o Padre Bruno, que assessorou esse encontro juntamente com as coordenadoras da catequese em nível paroquial, apresentou as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019-2023 (DGAE), norteado pelos pilares da Palavra, Pão, Caridade e Missão, e discorreu sobre a Campanha da Fraternidade 2022.

Após esse momento, as coordenadoras da Catequese falaram do importante serviço dos catequistas e a metodologia a ser utilizada a partir dos cadernos catequéticos da Arquidiocese de Mariana. De acordo com o Vigário Paroquial, essa primeira formação ressaltou as alegrias da Evangelização e o anseio do povo em retomar os trabalhos da catequese na paróquia. O encontro finalizou-se com um delicioso almoço preparado pela comunidade.

Cláudia Mara, uma das integrantes da Equipe de Coordenação Paroquial de Catequese, ressaltou que ficou visível o interesse dos catequistas em buscar cada vez mais o conhecimento para uma Catequese de qualidade para os dias de hoje. “Em ambos os setores fomos muito bem acolhidas pela Coordenação da Comunidade e pelos Catequistas, com um ambiente bem preparado, agradável, possibilitando melhor entendimento e participação de todos. Esses momentos são importantes e necessários para o crescimento de todos nós, envolvidos com a formação cristã de nossos catequizandos”, disse.

Até o momento, foram realizados ao longo do mês de março outros três encontros nos setores de Pinheiros Altos, em 19 de março, Vila do Carmo, no dia 23, e Centro, no dia 24. A ideia é contemplar todos os nove setores da Paróquia com os encontros de formação para os catequistas.

Texto e fotos: Pascom da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Piranga (MG)

Da esquerda para direita: Encontro em Taquaraçu, Pinheiros, Vila do Carmo e Centro