domingo

, 14 de agosto de 2022

Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Piedade de Ponte Nova, celebra a investidura de novos Ministros

18 de outubro de 2021 Arquidiocese

A Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Piedade de Ponte Nova (MG), celebrou no último dia 17 de outubro de 2021 a investidura de Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística, da Palavra e das Exéquias. Dentre eles, alguns já exerciam o Ministério Extraordinário da Comunhão Eucarística e outros foram iniciados nesse ministério a partir deste domingo (17). À ocasião, foram oficializados também na paróquia os Ministérios Extraordinários da Palavra e das Exéquias. 

Para serem investidos, os novos ministros receberam uma formação e atualização com o pároco, padre Fabiano Alves de Assis, estando, assim, aptos a exercerem tais ministérios. Segundo o pároco, “esses serviços já são realizados pelos que eram Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística, porém agora nos organizamos melhor, dividindo cada função de acordo com cada ministério extraordinário”, explicou.

Padre Fabiano frisou ainda o caráter extraordinário de cada ministério. “Não se trata de um ministério se sobrepor ao outro. Todos pelo batismo participamos da missão de Jesus de servir à humanidade, conforme ensinou-nos o Evangelho deste domingo que diz claramente que Jesus não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para a salvação de todos (Mc 10, 45).  Cada um de acordo com o seu estado de vida deve servir a Deus através da missão que a Igreja lhes confia”, disse.

O sacerdote ainda lembrou que o padre é o ministro ordinário da Eucaristia, da Palavra e das Exéquias e que este poderá ser auxiliado pelos ministros Extraordinários conforme a necessidade pastoral o exigir. Por fim, padre Fabiano concluiu recordando à comunidade que os ministros foram chamados pela Igreja e aceitaram esse convite de Jesus, portanto, eles estão agindo em nome de Jesus e, como disse o próprio Jesus: “quem acolher os que eu enviar estarão acolhendo-me e quem me acolhe, acolhe aquele que me enviou! (Mc 9,30)”

Deus abençoe os novos ministros instituídos por intercessão de Nossa Senhora da Piedade e de São Judas Tadeu.

 

*Colaboração: Padre Fabiano Alves de Assis, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Piedade de Piedade de Ponte Nova (MG) e Vigário Forâneo da Forania de Ponte Nova (MG)

Agenda