sexta-feira

, 19 de agosto de 2022

Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Piedade de Ponte Nova, realiza encontro de jovens

29 de março de 2022 Arquidiocese

A Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Piedade de Ponte Nova (MG), pertencente à Região Pastoral Leste da Arquidiocese de Mariana, realizou no último final de semana, 26 e 27 de março, um grande encontro de jovens.

Para realizar o evento, o Pároco, Padre Fabiano Alves de Assis, convidou o grupo Jovens Seguidores de Cristo (JSC) da Paróquia de Santa Rita de Cássia, em Viçosa (MG), fundado e dirigido pelo Cônego José Geraldo Vidigal. O Objetivo do encontro foi despertar os jovens de Piedade de Ponte Nova para a vida de fé e a pertença à Igreja.

O evento foi realizado em dois dias com o nome “Levanta-te!” e o lema “Jovem, eu te ordeno, levanta-te” (Lc 7,14). No sábado, 26 de março, os jovens do JSC chegaram em Piedade de Ponte Nova por volta das 14h e foram recepcionados no salão paroquial por alguns jovens de cidade. Em seguida, saíram em missão visitando vários jovens que não haviam feito a inscrição para participar do evento.

À noite, realizaram um luau na Chácara do Marocão, próximo à cidade. O momento contou com a participação de muitos jovens que saíram do local encantados e desejosos de repetir em outras datas o evento. Segundo o jovem Samuel Pires, “o luau foi ótimo. Ótima iniciativa da paróquia. Muitos jovens sentiram-se tocados e animados a viver a fé a partir desse luau. Os jovens do JSC levaram-nos a fazer uma verdadeira experiência de Deus com as músicas e pregações”.

Já no domingo, dia 27, o encontro aconteceu na quadra municipal. Iniciando-se às 9h da manhã com café comunitário, ao longo do dia, houve animação, pregação, interação entre os jovens, teatro, sorteio de brindes e muita oração. O jovem Taffarel ressaltou que “muitos jovens sentiram e experimentaram a presença de Deus através deste encontro!”.

Por sua vez, o jovem Emanuel destacou que “as histórias de vidas contadas tocaram no coração de muitos jovens e os motivaram a seguir a Jesus Cristo mais de perto, despertando neles a alegria de ser jovem que vive a fé na Igreja”. Para os jovens Tiago e Alaiane, “a organização do evento foi maravilhosa. Tanto da parte do nosso Pároco, quanto da parte dos jovens do JSC que mostraram uma disponibilidade muito grande e uma grande motivação para que tudo acontecesse do melhor modo possível”.

Sínodo 2021-2023

Durante o evento, o Pároco local distribuiu uma consulta aos jovens referente ao Sínodo dos Bispos, conforme tem orientado o Papa Francisco. Foi explicado aos jovens que o Papa quer ouvir o mundo inteiro e que também nós desejamos escutar o que eles têm a dizer à Igreja.

O encontro foi encerrado com a celebração da Eucaristia, na Matriz de Piedade de Ponte Nova. Em sua homilia, Padre Fabiano discorreu sobre a parábola do Pai misericordioso, recordando aos fiéis que Deus está sempre disposto a nos acolher e a nos perdoar, para isso é preciso tomar consciência que é necessário voltar para a casa do Pai, para a presença de Deus.

O sacerdote também disse da alegria de ter realizado esse evento para os jovens e que ele não é ponto de chegada, mas sim o de partida. “Daqui para frente devemos continuar essa linda missão de evangelizar a juventude!”, enfatizou.

Por fim, Padre Fabiano agradeceu a comunidade de fé que abraçou o evento, realizando doações para que o encontro acontecesse do melhor modo possível. Agradeceu também aos membros do grupo de Jovens JSC pela disponibilidade em estar com os jovens de Piedade de Ponte Nova e aos jovens da cidade que abraçaram e participaram do evento. Deus abençoe para que possamos colher os frutos desta bela iniciativa.

Texto: Alaiane Aparecida do Monte Ventura

Fotos: Pascom Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, em Piedade de Ponte Nova (MG)

Agenda