segunda-feira

, 24 de junho de 2024

Paróquia Nossa Senhora da Piedade realiza assembleia paroquial de Pastoral

02 de setembro de 2022 Arquidiocese

A Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Piedade de Ponte Nova (MG), pertencente à Região Pastoral Leste da Arquidiocese de Mariana, realizou no último domingo, 28 de agosto, a sua Assembleia Paroquial de Pastoral.

A Assembleia Paroquial de Pastoral deste ano teve um formato um pouco diferente. O pároco, Padre Fabiano Alves de Assis, organizou um roteiro com nove encontros para os fiéis rezarem nas casas à semelhança de uma novena. Cada dia era refletido um tema: 1º) Jesus Cristo; 2º) Igreja; 3º) Santa Missa; 4º) Confissão; 5º) Atividades pastorais; 6º) Missão; 7º) Devoção aos santos; 8º) Dízimo; 9º) atividades pastorais. O subsídio trazia perguntas sobre o texto bíblico e perguntas concretas de como melhorar a evangelização na paróquia.

Cada liderança assumiu uma rua para nela realizar os encontros preparatórios à assembleia, envolvendo todo o Povo de Deus nesta iniciativa. Já no dia 28 de agosto, todos os coordenadores e membros das pastorais, movimentos e serviços, bem como todos aqueles que viveram esse processo de preparação para a assembleia, reuniram-se na Igreja Matriz para um momento de retiro espiritual pela manhã e no período da tarde para a Assembleia Paroquial de Pastoral.

Esse movimento de ir às casas dos afastados da nossa Igreja foi um período muito rico de poder ouvir aqueles que não são tão frequentes à Igreja e receber deles sugestões para melhorar a nossa atividade pastoral. Reacendeu em muitos o desejo da volta dos Grupos Da Reflexão na modalidade que desenvolvemos. A Assembleia De Pastoral foi um verdadeiro momento sinodal de escuta e de caminhar juntos, como tem proposto o Papa Francisco. De agora em diante é, juntamente com as lideranças da Igreja, ter em mãos o relatório da Assembleia de Pastoral desse processo de escuta e abraçar as propostas que são válidas para a evangelização da paróquia.

A assembleia deste ano também foi eletiva. Após um processo de indicações, foram escolhidos aqueles que serão os representantes dos leigos da paróquia: Sirlene Matos (representante), Luciene Nicolau (vice representante) e Ana Paula Olevate (secretária do Conselho Paroquial de Pastoral – CPP). O pároco aproveitou para agradecer ao senhor Carlos Ferreira que exerceu essa função de representante dos leigos por muitos anos e à senhora Elizabeth Cipriano que foi a secretária do CPP dos últimos tempos.

Deus seja louvado por tudo que vimos e ouvimos e pelos passos dados no caminho da Evangelização. Seja nossa paróquia, alicerçados pela intercessão de Nossa Senhora da Piedade e de São Judas Tadeu, fonte de irradiação do Evangelho.

Colaborou: Alaiane Ventura do Monte

Fotos: arquivo da Paróquia.