sexta-feira

, 26 de abril de 2024

Paróquia Nossa Senhora da Saúde inicia as comemorações dos 260 anos da chegada da imagem da padroeira

28 de maio de 2021 Arquidiocese

A Paróquia de Nossa Senhora da Saúde, em Dom Silvério (MG), deu início neste mês de maio às comemorações dos 260 anos da chegada da imagem original da padroeira. Para celebrar e eternizar este momento, várias atividades estão previstas para acontecer em 2021, como a série “260 anos de fé, história e tradição”.

Produzida pela Pastoral Litúrgica e pela Pastoral da Comunicação (Pascom), a série é dividida em três curtas. Os episódios, que serão divulgados todo o dia 15 dos meses de maio, junho e julho pela web TV Saúde, contam detalhes do dia 15 de agosto e da festa da padroeira.

Também está sendo produzido um documentário que irá destacar detalhes que enriquecem a biografia e a religiosidade da Comunidade Saudense: o tradicional Jubileu Perpétuo, as personalidades marcantes, datas e fatos relevantes, além das belezas naturais e sacras da comunidade paroquial. A obra será lançada na abertura do Jubileu em 31 de julho.

Sobre o município de Dom Silvério

Está localizado na Zona da Mata Mineira e na Região Pastoral Leste da Arquidiocese de Mariana. Segundo estimativas de 2020 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sua população é de cerca de 5.000 habitantes.

A fundação do município de Dom Silvério é datada em 1755, com a chegada do padre Domingos de Araújo. Em 1761, devido a uma epidemia que dizimou índios e escravos, o padre Domingos, que era o responsável pelas terras e pela fazenda, suplicou a intercessão de Nossa Senhora da Saúde, trazendo do Rio de Janeiro a imagem da Santa. Em 14 de agosto daquele ano, a imagem chegou à comunidade. Ela atualmente se encontra no Santuário.

Até 1938, após a sua emancipação, a comunidade que antes era chamada de Saúde, recebeu o nome de Dom Silvério, em homenagem a Dom Silvério Gomes Pimenta, primeiro bispo negro da Igreja Particular de Mariana e do Brasil.

História da paróquia

A Capela de Nossa Senhora da Saúde foi erigida por provisão de Dom Frei Manuel da Cruz, primeiro Bispo da então Diocese de Mariana, em 20 de outubro de 1761. Àquela época, pertencia à Paróquia de São José, em Barra Longa. Posteriormente, em 1832, foi anexada à Freguesia de Paulo Moreira, atual município de Alvinópolis. A paróquia de Nossa Senhora da Saúde foi fundada em 21 de dezembro de 1841. A festa da padroeira é celebrada em 15 de agosto, acompanhando a Solenidade de Nossa Senhora da Assunção.

Confira o primeiro episódio da série “260 anos de fé, história e tradição” que aborda sobre as coroações e altares na Paróquia de Nossa Senhora da Saúde:

Com a colaboração e fotos da PASCOM e da TV SAÚDE

Leia aqui outras notícias da Arquidiocese de Mariana

 

Agenda