segunda-feira

, 15 de agosto de 2022

Paróquia Nossa Senhora do Pilar, em Ouro Preto, recebe pinturas restauradas

14 de julho de 2020 Arquidiocese

A Paróquia Nossa Senhora do Pilar, em Ouro Preto, recebeu na última sexta-feira (10) seis pinturas restauradas pela Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP). As obras foram restauradas por estudantes do Curso Técnico em Conservação e Restauro, sob supervisão do professor Silvio Luiz Rocha Vianna de Oliveira e apoio da equipe técnica.

Cinco das obras são de autoria do pintor José Gervásio: a tela “O Inferno”, restaurada pelas alunas da FAOP Thaís Lino, Sarah de Paula e Dayane Milagres; o quadro “O Paraíso”, restaurado por Marcelo Guedes e Maria Brumano; a obra “A Morte”, por Vinícius dos Santos e Lara Garcia Miranda; “O Juízo Final”, por Adriana Borsoi e Júlia Valentin; e o “Retrato” (homem do final do século XIX – atribuído), por Maria do Carmo de Souza e Aryanne Félix. A outra tela entregue, denominada: “Retrato” (sacerdote – atribuído), de autoria do artista Honório Esteves, foi restaurada pelo discente Rafael Alves.

O pároco da Basílica Matriz Nossa Senhora do Pilar, Marcelo Santiago, agradeceu a parceria com a FAOP. “Temos muita alegria em acolher essas telas que estavam com a Fundação. Com esse trabalho, podemos resguardar a memória religiosa, histórica e cultural para o presente e para o futuro, o que marca bastante, sobretudo, a vida da nossa cidade”.

A presidente da FAOP, Julia Mitraud, ressaltou a importância dessas restaurações para a formação dos alunos e também para as comunidades atendidas. “O grande valor da FAOP está em seu material humano. É perceptível o comprometimento e a dedicação de professores, técnicos e alunos nas restaurações das obras, além do conjunto de esforços dos demais profissionais da Fundação. E esse importante trabalho desenvolvido dentro do Curso Técnico em Conservação e Restauro permite, não só em Ouro Preto, mas em todo estado de Minas Gerais, que as comunidades atendidas tenham os seus patrimônios preservados. Dessa forma, ao mesmo tempo em que os alunos têm a oportunidade de construir uma formação sólida, a gente pode contribuir para a preservação de vários acervos”.  

Participaram da entrega padre Marcelo Santiago, o vigário paroquial, padre Rogério de Oliveira, o diretor do Museu de Arte Sacra de Ouro Preto, Carlos José de Oliveira, a presidente da FAOP, Julia Mitraud, a diretora da Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade, Gabriela Rangel, a coordenadora do Núcleo de Conservação e Restauração da FAOP, Ana Paula Mendes, o professor Silvio Luiz Rocha Vianna de Oliveira, a técnica em conservação e restauro, Roberta da Silva, e a assessora de gabinete da FAOP, Sabrina dos Anjos.

Com informações e Foto: Filipe Barboza (Asscom FAOP)

Agenda