sexta-feira

, 19 de abril de 2024

Paróquia Nossa Senhora do Pilar realiza formação para equipes de liturgia com a Instrução Geral do Missal Romano

25 de outubro de 2023 Arquidiocese

No último sábado, 21 de outubro, as equipes de liturgia das comunidades da Paróquia de Nossa Senhora do Pilar, em Ouro Preto (MG), reuniram-se para estudar a nova Instrução Geral do Missal Romano (IGMR), no Centro Social da Paróquia (CESFO).

No encontro, que se realizou das 14h às 17h, também estiveram presentes o Pároco, Padre Adilson Luiz Umbelino Couto, e o Vigário Paroquial, Padre Wesley Pires dos Santos, ajudados pela assessoria do seminarista Kleiton Pascoal, que faz estágio pastoral na paróquia.

Participaram 72 pessoas que estão no dia a dia das comunidades, inseridas na Dimensão Litúrgica, e desejosas de conhecer as mudanças da nova tradução do missal romano.

A formação partiu do seguinte princípio: “A celebração da Missa, como ação de Cristo e do povo de Deus hierarquicamente ordenado, é o centro de toda a vida cristã tanto para a Igreja universal como local e também para cada um dos fiéis. Nela se encontra tanto o ápice da ação pela qual Deus santifica o mundo em Cristo, como o do culto que os homens oferecem ao Pai, adorando-o pelo Cristo, Filho de Deus, no Espírito Santo. Além disso, nela são de tal modo relembrados, no decorrer do ano, os mistérios da redenção, que eles se tornam de certo modo presentes. As demais ações sagradas e todas as atividades da vida cristã a ela estão ligadas, dela decorrendo ou a ela sendo ordenadas” (IGMR, 16).

Outro ponto de destaque foi quanto à participação dos fiéis. “(…) toda a celebração for disposta de tal modo que leve os fiéis à participação consciente, ativa e plena do corpo e do espírito, animada pelo fervor da fé, da esperança e da caridade. Esta é a participação ardentemente desejada pela Igreja e exigida pela própria natureza da celebração; ela constitui um direito e um dever do povo cristão em virtude do seu batismo” (IGMR, 18).

A Coordenação da Equipe de Liturgia da Paróquia se reúne toda última terça-feira de cada mês para preparar as celebrações do mês seguinte, e assim, ajudar na dinamização dos importantes trabalhos desta dimensão, nas comunidades da paróquia.

Texto e foto: Paróquia Nossa Senhora do Pilar

Agenda