segunda-feira

, 15 de julho de 2024

Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Viçosa, realiza 11ª Assembleia Paroquial de Pastoral

29 de março de 2023 Arquidiocese

Aconteceu nos dias 18 e 19 de março, o ponto alto da 11ª Assembleia de Pastoral da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Viçosa (MG).

O processo da Assembleia, que teve início no mês de fevereiro, contou com momentos de oração comunitária e pessoal, reflexão em pequenos grupos a partir de mais de 800 roteiros distribuídos, assembleias comunitárias, assembleias das Dimensões pastorais e Movimentos e, ainda, dezenas de reuniões preparatórias.

Com o tema “Discípulos missionários caminhando juntos na alegria do Evangelho” e o lema “Para que todos sejam um e o mundo creia” (Jo 17, 21), o encontro reuniu mais de 170 pessoas na tarde e noite de sábado e durante todo o dia de domingo, encerrando com a missa ao entardecer.

Mais uma vez o espaço de realização da 11ª Assembleia Paroquial foi o novo centro paroquial de pastoral, localizado na Comunidade Nova Viçosa, ainda em construção.

Tendo como referências o Sínodo sobre a sinodalidade e o Plano Arquidiocesano de Evangelização (PAE), o encontro foi assessorado pelo Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, Padre José Geraldo de Oliveira.

Ao longo da Assembleia foi eleita a nova Coordenadora Paroquial, Maria Sofia, tendo como Vice-Coordenador, Pedro Rubens. Também foram eleitos os coordenadores das Dimensões da Ação Evangelizadora.

A partir da síntese das assembleias que compuseram o processo de participação e preparação para a 11ª Assembleia Paroquial e ainda as reflexões no grande encontro, o plenário invocou o Projeto Arquidiocesano de Evangelização (PAE), para aprovar uma diretriz para a ação pastoral no próximo triênio.

A Assembleia aprovou como a prioridade o fortalecimento da dimensão missionária por meio da Palavra de Deus, acolhendo a todos, em especial os jovens e os afastados como verdadeiros discípulos missionários.

Com sentimento de gratidão e esperança, o processo da 11ª Assembleia Paroquial continuou com a posse do CPP, do CAEP e das coordenações das Pastorais e Ministérios no último dia 25. Também no mesmo dia aconteceu a posse dos Conselhos Comunitários de Pastoral (CCPs).

Posse dos novos coordenadores.

Texto: José Oscar

Fotos: Pascom Parfatima