sábado

, 20 de agosto de 2022

Paróquia Sant’Ana de Guaraciaba inicia processo sinodal

21 de fevereiro de 2022 Arquidiocese

A Paróquia Sant’Ana, em Guaraciaba (MG), tem buscado atender ao apelo do Papa Francisco no exercício da escuta, a fim de viver a sinodalidade como meio de construir o Reino de Deus. O Sínodo, convocado pelo pontífice, é um esforço de crescimento nas comunidades de fé, mas também no âmbito pessoal porque vai permitir escutar e aperfeiçoar o nosso jeito de “caminhar juntos” e assim melhorar nossa missão evangelizadora.

Em missa na Matriz de Sant’Ana, no dia 13 de fevereiro, foi enviada a equipe paroquial para o sínodo, que ao longo da semana se reuniu para definir métodos e logísticas para a escuta. A equipe é constituída pelo pároco, padre Geraldo Trindade e pelos leigos, Jorge Luiz Barbosa, Maria Célia de Sena Gonçalves, Elen Cristina de Lélis Araújo e Eliana Paula dos Anjos Bailon Guedes.

Assim foi estudado alguns eixos para o caminho sinodal: escutar o que Espírito diz; favorecer a participação ativa de todo o Povo de Deus; examinar o funcionamento das nossas estruturas de decisão; regenerar as relações entre os membros das comunidades cristãs e os demais grupos sociais e também credenciar a comunidade cristã como sujeito ativo no diálogo, na inclusão e na participação.

Como fruto desse primeiro momento a equipe sinodal paroquial elaborou questionários, subsídios e roteiros para ouvir as realidades que estão distantes da comunidade eclesial e um dia paroquial de escuta das lideranças por meio de uma celebração do sínodo. Dessa forma, espera-se ter um rosto que colabore para enxergar melhor os paroquianos e ao mesmo tempo contribuir no processo sinodal.

Texto:Equipe Paroquial Sinodal

Fotos: DACOM – Paróquia Sant’Ana, em Guaraciaba

 

 

Agenda