terça-feira

, 28 de novembro de 2023

Paróquia Sant’Ana, em Carandaí, acolhe 204 novos Ministros Extraordinários da Eucaristia

20 de dezembro de 2022 Arquidiocese

No último domingo, 18 de dezembro, a Paróquia Sant’Ana, em Carandaí, acolheu seus novos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística. Durante a missa do 4º Domingo do Advento e com a igreja lotada de fiéis leigos, os 204 novos ministros foram acolhidos por toda a comunidade paroquial, após um tempo de preparação e discernimento.

Vale lembrar que diáconos, padres e bispos são por excelência os Ministros Ordinários da Eucaristia, como prevê o Código de Direito Canônico número 910, parágrafo 1º. Porém, por questões pastorais e para atender a todos os doentes, são criados Ministros Extraordinários para levar a sagrada comunhão aos enfermos (viático) e com isso atender a todos os doentes da paróquia.

Em sua homilia, Padre Vitor Campos encorajou aos novos ministros, dizendo para que eles não tenham medo do caminho ao qual ingressaram, lembrando da frase que o anjo disse a São José: “Não tenhais medo!”. O sacerdote ainda enalteceu aos novos ministros a fim de que não eles deixem que o medo os paralise ou que os domine, motivando-os para quando forem levar a sagrada comunhão aos enfermos, vejam neles o rosto do Cristo que pede o pão, “o Pão da Vida”, do Cristo que sofre e padece, distribuindo a Eucaristia com amor.

Por fim, Padre Vitor ponderou que os fiéis devem seguir o exemplo de São José, patrono universal da Igreja, que confiou no projeto de Deus e que ainda hoje, após 2000 anos de história, é exemplo de todo pai de família e de todo bom cristão.

Por sua vez, ao final da celebração, o Pároco local, Padre José Julião da Silva, lembrou que todos os ministros devem ser também ministros missionários, não apenas na comunidade em que vivem, mas em toda a paróquia e que essa missão se estenda também aos idosos.

Texto e fotos: Pastoral da Comunicação da Paróquia Sant’Ana, em Carandaí (MG)