sexta-feira

, 12 de julho de 2024

Paroquia Sant’Ana, em Guaraciaba, sediou o 41º Encontro dos Dirigentes das Congregações Marianas de Minas Gerais e Espírito Santo

22 de agosto de 2023 Arquidiocese

Entre os dias 17 a 19 de agosto, a cidade de Guaraciaba (MG) acolheu o 41º Encontro dos Dirigentes das Congregações Marianas de Minas Gerais e Espírito Santo. Estiveram presentes o vice-assistente eclesiástico das Congregações Marianas do Brasil, Padre Silvaney Caixeta, e o Diretor Espiritual da Federação de Mariana-MG e Pároco em Amparo do Serro, Padre João Batista Barbosa.

Participaram também a diretoria nacional da Congregação Mariana, o senhor Orlando Carlos Mendonça, presidente da Confederação Nacional das Congregações Marianas e da sua equipe, Adriana e Zanza, do Estado do Rio de Janeiro. Ao todo estiveram representadas as federações de Mariana (MG), Leopoldina (MG), Itabira-Coronel Fabriciano (MG), Uberlândia (MG), Caratinga (MG), Montes Claros (MG), Cachoeiro do Itapemirim (ES), entre outras.

O encontro transcorreu a fim de haver tempo de planejamento, formação, espiritualidade e convivência, proporcionando oportunidade de articulação e desenvolvimento das atividades anuais da congregação.

Além de palestras, atividades em grupos, o evento contou com um teatro dos jovens da Paróquia Sant’Ana, que se preparam para a crisma, com dança, apresentada do grupo de jovens “Juventude em Ação Mariana – JAM” e a consagração do Pároco local, Padre Geraldo Trindade, à Nossa Senhora.

Para os congregados marianos guaraciabenses, o encontro foi uma oportunidade de convivência e aprendizado com outros marianos, além de poder divulgar o trabalho entre os paroquianos. Segundo Padre Geraldo Trindade, “a Congregação Mariana preserva na Igreja a espiritualidade que brota da vida e da vocação de Maria como serva e discípula, que nos faz aproximar ainda mais de Jesus Cristo, a fim de que também possamos servir como discípulos-missionários no dia a dia da vida”.

O próximo encontro das Congregações Mariana será em 2024, sediado pela Federação de Uberlândia, que na ocasião recebeu a imagem de Nossa Senhora Aparecida, que acompanha os locais sedes do encontro de dirigentes.

Consagração do Padre Geraldo Trindade.

O que é a Congregação Mariana?

A Congregação Mariana é uma associação privada de leigos, formada por católicos que procuram seguir a fé católica por meio de uma vida consagrada à Mãe de Deus, a Virgem Maria. A congregação de Guaraciaba pertence à Congregação de Mariana.

Que Deus abençoe este grupo de fiéis de Maria e os guie para amar e servir, um dos lemas da Congregação. Salve Maria!

Texto: Nilton de Aquino Andrade

Fotos: Pastoral da Comunicação (Pascom)