terça-feira

, 16 de abril de 2024

Paróquia Santo Antônio, em Ibertioga, acolhe seu novo pároco

08 de agosto de 2023 Arquidiocese

Com alegria, a Paróquia Santo Antônio, em Ibertioga (MG), acolheu na noite da última sexta-feira, 04 de agosto, seu novo Pároco: Padre Sérgio Antônio Fernandes Tomaz. A celebração de posse canônica foi presidida pelo Vigário Geral para o Clero, Monsenhor Danival Milagres Coelho, e contou com a participação dos fiéis, presbíteros, diáconos, religiosos e religiosas.

Diante dos presentes, na data que a Igreja recordou a memória de São João Maria Vianney e comemorou o Dia do Padre, o novo Pároco emitiu a profissão da fé, bem como o juramento de fidelidade e obediência, comprometendo-se a seguir a Doutrina da Igreja Católica. Padre Sérgio Tomaz tem 37 anos de mistério sacerdotal e anteriormente estava na Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja, em Congonhas (MG).

Recordando o significado da data da posse de Padre Sérgio, na homilia, Monsenhor Danival apontou dois santos que devem inspirar a vivência presbiteral do novo Pároco na comunidade de fé de Ibertioga: Santo Antônio, padroeiro da paróquia, e São João Maria Vianney, padroeiro dos sacerdotes.

“Santo Antônio [foi um] grande pregador do Evangelho. O padre, por excelência, é um ministro da Palavra, aquele que comunica essa boa notícia, essa boa nova da salvação. Inspirado em Santo Antônio, o senhor vai também aqui exercitar e viver essa missão de, sobretudo, anunciar o Evangelho, que é o Cristo. Anunciar com palavras e com a vida. Que Santo Antônio possa inspirá-lo na vivência da sua missão como ministro da Palavra”, desejou Monsenhor Danival ao Padre Sérgio.

Na pregação, o Vigário Geral para o Clero, ainda comentando sobre os exemplos deixados por Santo Antônio, falou sobre o significado de converter-se. “A verdadeira conversão, queridos irmãos e irmãs, é o grande fruto da pregação do Evangelho. Ela nasce daquele ouvido que acolhe, que escuta e deixa essa Palavra cair no coração. Quem compreende essa palavra, consequentemente, compreende a vontade de Deus”, frisou.

Apontando São João Maria Vianney como modelo a ser seguido, Monsenhor Danival comentou a coincidência de celebrar o dia do padroeiro dos sacerdotes numa primeira sexta-feira do mês, dedicada ao Sagrado Coração de Jesus. “Ele dizia que ‘o sacerdote é o amor do Coração de Jesus’. De fato, o sacerdócio nasce desse amor do Coração de Jesus e a nossa espiritualidade de padres diocesanos […] tem como fundamento o amor do Coração de Jesus […] porque a caridade pastoral nasce desse Coração que foi capaz de amar até o fim”, afirmou.

Por fim, Monsenhor Danival elencou três características do Cura d’Ars para serem iluminações no ministério do novo Pároco: o zelo com a Eucaristia, o atendimento às confissões e o atendimento aos doentes. “Basta lembrar desses três aspectos, querido Padre Sérgio, para que o senhor possa viver aquilo que é essencial do nosso ministério na sua nova paróquia”, expressou.

Ao final da celebração, a comunidade de Ibertioga prestou homenagem ao Padre Sérgio, acolhendo-o e desejando boas-vindas. À oportunidade, o novo Pároco também agradeceu as manifestações de carinho recebidas.

“Hoje inicio a caminhada junto a um povo, como já é do meu conhecimento, piedoso, trabalhador, dedicado para com a Igreja e aos sacerdotes que por aqui já passaram. Venho em nome do Senhor! ‘Bendito é o que vem em nome do Senhor’ e traz um motivo. O que eu trago e posso oferecer é a minha colaboração, meu carinho e a atenção de um amigo sacerdotal”, disse o novo Pároco de Ibertioga, ao assumir a sua sétima paróquia.

“Venho com humildade, com simplicidade e com dedicação e espero que tenham paciência para comigo e a mim se unam para que, caminhando juntos, estejamos e assumamos o verdadeiro espírito de sinodalidade e, dessa maneira, formar uma grande e forte corrente tendo à frente Jesus, o sumo e eterno sacerdote, fortificados pelos exemplos de Santo Antônio, nosso padroeiro, e Virgem Maria […] protegendo-nos com o seu manto de graça”, salientou Padre Sérgio.

Fotos: Gessica Fonseca

Agenda