sexta-feira

, 12 de abril de 2024

Paróquia São Gonçalo, em Acaiaca, promove Retiro Espiritual

28 de março de 2023 Arquidiocese

Com o tema “Regresso à casa, a si mesmo e ao Pai”, aconteceu o Retiro Espiritual da Paróquia São Gonçalo, em Acaiaca (MG). Realizado no último sábado, 25 de março, na Comunidade Palmeira de Fora, o momento de espiritualidade teve como orientadores os seminaristas Anderson Dionisio e Nillo Neto, do Seminário São José.

Reunindo aproximadamente 65 pessoas, a ocasião foi um importante momento que proporcionou aos retirantes fazer a experiência de encontro com Deus e consigo mesmo, assim como o filho pródigo (Lc 15,11-32).

A paroquiana Marcela Pereira apontou que participar do Retiro, especialmente durante o Tempo da Quaresma, foi muito importante. “Foi um momento de profunda intimidade com Deus, de silêncio e oração”, disse. De acordo com ela, a programação do encontro teve início com a oração do Terço, seguida da oração própria, renovando a consagração da Ucrânia e a Rússia ao Imaculado Coração de Maria, como pedido pelo Papa.

Durante o Retiro, os participantes ouviram os Evangelhos proclamados por São João e São Lucas, quando é narrada a passagem sobre o filho pródigo que, ao retornar à casa do seu pai, é acolhido com amor e misericórdia. “Foi uma vivência única e inesquecível. O que fica é a gratidão a todos que colaboraram com esse momento, que nos ajudará a viver melhor a Semana Santa”, enfatizou Marcela.

Para o seminarista Nillo Neto, o retiro foi um momento, de fato, de encontro com Deus, uma forma de regresso a si mesmo, à casa e ao Pai. “Baseado na passagem do Filho Pródigo (Lc 15,18), vemos que quando eu reconheço que errei, sou frágil eu me disponho a voltar ao Pai que se compadece de mim e acolhe com o abraço da misericórdia. Além disso, ter sido colaborador do retiro foi uma experiência incrível de, ao mesmo tempo que proporcionávamos o encontro daquelas pessoas com Deus, também nos encontrávamos com Ele, pela oração e testemunho que cada um apresentava. Sem dúvida, foi uma grande preparação para bem vivermos a semana maior da nossa fé”, ponderou.

Texto e foto: Paróquia São Gonçalo, em Acaiaca

Agenda