domingo

, 14 de abril de 2024

Paróquia São João Batista, em Viçosa, vivenciará Ano Missionário em 2024

24 de outubro de 2023 Arquidiocese

Missões Franciscanas na Comunidade Nossa Senhora das Graças da Paróquia São João Batista realizada em maio de 2023. Foto: Pascom

A Paróquia São João Batista, em Viçosa (MG), promoverá em 2024 o Ano Missionário Paroquial. A iniciativa, que terá início em 4 de fevereiro e será concluída em 19 de fevereiro de 2025, está inserido nas comemorações dos 20 anos da criação da paróquia.

Em reunião realizada no último dia 14 de outubro, o Conselho Paroquial de Pastoral (CPP) definiu que o Ano Missionário da paróquia terá como tema “Evangelizar: semear vida, colher alegria, celebrar a libertação!” e como lema “Vão, façam que todos se tornem meus discípulos e discípulas” (cf. Mt 28,19).

Segundo o Pároco, Padre Geraldo Martins, o Ano Missionário é o caminho escolhido pela paróquia para implementar o Projeto Arquidiocesano de Evangelização (PAE). “Queremos, com esse Ano Missionário Paroquial, reavivar nossas comunidades como nos pede a Assembleia Arquidiocesana de Pastoral e o PAE. A expectativa é de que façamos uma grande mobilização a fim de reanimar as famílias de nossas comunidades”, disse.

O CPP também indicou a constituição do Grupo de Animação Missionária (GAM) que terá a responsabilidade de organizar e animar o Ano Missionário. O GAM deverá apresentar a programação do Ano até final de dezembro. O CPP já aprovou, no entanto, que todas as comunidades deverão ter a missão como tema das festas de seus padroeiros/as no próximo ano.

Outros assuntos

Ainda durante a reunião do CPP no dia 14, a coordenadora paroquial da Pastoral da Criança, Maria da Conceição Arruda, repassou as decisões tomadas pela 30ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, da qual participou nos dias 22 e 23 de setembro. Ela lembrou que a implementação do PAE e o fortalecimento dos Grupos de Reflexão foram os principais encaminhamentos da Assembleia.

O Conselho avaliou também a realização do Ano Vocacional, destacando que seu tema foi bastante refletido nas festas dos santos e santas padroeiros/as das comunidades. Avaliou também como positiva a realização da Hora Santa Vocacional em várias comunidades, embora a participação das pessoas não tenha sido numerosa.

A Coordenadora Paroquial da Pastoral da Sobriedade, Cristina Gamarano, solicitou apoio do CPP para sua Pastoral. Já a Coordenadora Paroquial de Catequese, Jaqueline Ferreira, apresentou o Projeto da Horta Agroecológica que será desenvolvido pela Escola de Energia Popular (ENEP) que conta com o apoio da Paróquia São João Batista.

Ao final, foi apresentado o calendário com as datas das festas dos padroeiros/as das Comunidades para 2024. O tesoureiro paroquial, Lidson Lehner, informou como estão as obras que a paróquia realiza na comunidade de Pau de Cedro e no salão paroquial.

Texto e fotos: Pastoral da Comunicação (Pascom) da Paróquia São João Batista, em Viçosa

Agenda