sábado

, 22 de junho de 2024

Paróquia São José, em Alto Rio Doce, acolhe primeiro Acampamento Maanaim

19 de junho de 2024 Arquidiocese

A Paróquia São José, em Alto Rio Doce (MG), acolheu, dos dias 30 de maio a 2 de junho, o primeiro Acampamento Maanaim. Recebidos pela Comunidade Valverde, servos e campistas das cidades mineiras de Pedra Bonita, Barbacena, Cipotânea, Desterro do Melo e Lamim se reuniram para esse momento de espiritualidade e renovação.

Durante os dias em que estiveram reunidos, jovens de regiões distintas da Arquidiocese de Mariana compartilharam momentos de fé e reencontro promovidos pelo grupo Manaaim da cidade de Pedra Bonita.

Essa edição do Acampamento Manaaim, especialmente, contou com a participação do Padre Joaquim Diogo de Melo, atual Vigário na Paróquia Santo Antônio em Barbacena, como campista. Para ele, o Maanaim proporcionou um verdadeiro encontro com Deus e com os irmãos, ajudando-o a tomar consciência da ação do Espírito Santo em minha vida.

“Os momentos intensos de orações, partilha e as dinâmicas ajudaram aprofundar o conhecimento de Deus uno e trino. Também foi uma oportunidade para o autoconhecimento. Portanto, tenho a esperança de permanecer numa vida de oração mais profunda, que foi proporcionada pelo Maanaim. Sou muito grato a Deus e a todos que colaboraram para que eu fizesse esse encontro”, disse o sacerdote.

A impressão dos participantes foi positiva e de grande entusiasmo espiritual com as presenças dos Padres Rodrigo Marcos Ferreira (Paróquia Nossa Senhora do Desterro, em Desterro do Melo), Adelson Laurindo Sampaio Clemente (Paróquia São Caetano, em Cipotânea), e Daniel Júnior dos Santos (Paróquia São José, em Alto Rio Doce).

A renovação espiritual, característica do Acampamento, refletiu a opinião dos participantes, campistas ou servos.

“Na quinta-feira, quando chegamos, me senti um pouco perdido. Não sabia o que fazer nem como rezar. Conversando com meus amigos […], consegui adquirir confiança, pois a palavra foi de acolhida, sentimento de que realmente era normal essa insegurança inicial. Mais confiante, espero poder participar e servir de novo, principalmente, depois de conversar com o Padre Adelson e me sentir mais seguro. O sentimento é de que poderia ter iniciado tudo isto antes. Sou grato ao Acampamento, a equipe e aos padres”, pontuou Alessandro Willian Pereira, da cidade de Pedra Bonita, que atuou como servo no encontro.

Para Alaryssa Estela Macedo Pereira, foi uma experiência indescritível viver o Acampamento. “Levar o novo de Deus para tantos corações, saber que Deus agiu através do irmão, da natureza e da experiência consigo mesmo. Nada se compara a chance de viver um amor assim”, disse.

A paroquiana de Alto Rio Doce, Érica de Fátima Magalhães, de 33 anos, participou pela primeira vez desse encontro de espiritualidade e definiu sua experiência como incrível e de coragem. “Me possibilitou ver como me tornar uma pessoa cada vez melhor. Saí transformada, querendo cada vez mais buscar novos caminhos em Cristo”, ressaltou.

Texto: Ana Paula Mendes dos Santos

Fotos: Pascom Alto Rio Doce

*Diferente do que na primeira versão, trata-se do Acampamento Maanaim e não o Acampamento Transfiguração. Esse texto foi alterado para correção das informações.