segunda-feira

, 04 de março de 2024

Paróquia São Pedro e São Paulo, em Barbacena, promove formação sobre a nova tradução do Missal Romano

07 de dezembro de 2023 Arquidiocese

Nesta quarta-feira, 6 de dezembro, a Comissão de Liturgia da Paróquia São Pedro e São Paulo, em Barbacena (MG), juntamente com a presença do Pároco, Padre Apolo Guerra, promoveu a formação o sobre a terceira edição da tradução típica em língua portuguesa do Missal Romano.

A nova tradução do livro passou a ser utilizada para a celebração da Missa oficialmente no último domingo, 3 de dezembro, o primeiro do Advento. A formação teve um caráter explicativo e informativo, deixando as comunidades atualizadas nas mudanças nos textos e orações das celebrações.

Durante a formação, padre Apolo explicou o que se trata o “novo missal”, inaugurando uma nova forma de liturgia, onde esse material, revisado e aprovado na 59ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), estarão as instruções e as orações necessárias para a bem celebrar o Mistério que atualiza e conserva a nossa fé.

Entre as novidades estão: formulários completos para as missas feriais do Tempo do Advento e do Tempo da Páscoa; a Missa da Vigília da Epifania do Senhor; 12 novos prefácios no Ordinário da Missa; revisão da tradução das Orações Eucarísticas e atualização no Ato Penitencial.

Estiveram presentes na formação coordenadores das pastorais, ministérios extraordinários da sagrada comunhão, ministério de música e movimentos e coordenadores das comunidades paroquiais.

A última edição do Jornal Pastoral traz um artigo especial sobre o trabalho realizado na nova tradução do Missal Romano. LEIA AQUI

Texto e foto: Pastoral da Comunicação da Paróquia São Pedro e São Paulo

Agenda