terça-feira

, 16 de julho de 2024

Paróquia São Pedro, em São Pedro dos Ferros, festeja 120 anos do Apostolado da Oração

09 de agosto de 2023 Arquidiocese

A Paróquia São Pedro, em São Pedro dos Ferros, festejou no último domingo, 06 de agosto, os 120 anos da fundação do Apostolado da Oração (AO) na paróquia. Reunindo mais de 400 membros do AO, incluindo visitantes das cidades de Coimbra, Ponte Nova, Piedade de Ponte Nova, Santa Cruz do Escalvado, Rio Casca, Matipó, Abre Campo e Raul Soares, o momento foi uma oportunidade para despertar o amor e incentivar outras pessoas a se juntarem ao movimento.

À ocasião, os presentes participaram da missa festiva com a adoração ao Santíssimo Sacramento, presidida pelo Diretor Espiritual do AO, Padre Euder Canuto, e concelebrada pelo Pároco local, Padre Lindomar José Bragança, e pelo Padre Márcio Henrique da Silva. Após a Missa, houve também a procissão com a imagem do Sagrado Coração de Jesus pelas ruas.

Antes do dia solene, um tríduo preparatório foi realizado durante a primeira semana de agosto, quando os paroquianos participaram das Celebrações Eucarísticas e, por meio das homílias, refletiram sobre o amor ao Sagrado Coração de Jesus e a missão do Apostolado da oração, envolvendo as vocações missionárias. Ainda, durante o tríduo, a paróquia recebeu a participação de outros sacerdotes.

Nunca o Coração de Jesus bateu tão forte em nossa paróquia, despertando o amor e incendiando o desejo a outras pessoas de fazerem parte desta devoção por meio da participação no Apostolado da Oração.

O Apostolado da Oração na paróquia

Em agosto de 1903, a então Capela de São Pedro, em São Pedro dos Ferros, ganhou a devoção ao Sagrado Coração de Jesus, com a criação do Apostolado de Oração. Devoção muito sublime, que veio a dar fortaleza à fé católica na cidade, teve como grande incentivador o pároco da época, Cônego Benfica Scoth, que era devoto do Sagrado Coração de Jesus.

Os membros adoravam o Santíssimo Sacramento, faziam movimentos cristãos nas casas dos paroquianos e envolviam-se com ações de caridade.

Passaram-se 120 anos de uma história de fé em São Pedro dos Ferros. Com a chegada do atual Pároco, Padre Lindomar José Bragança, houve um grande crescimento do Apostolado da Oração na paróquia, com formação para os membros e troca da coordenação. Ainda, nesse período, já foram realizadas duas cerimônias de entrada de novos membros.

Atualmente chamada de Rede Mundial de Oração do Papa, o Apostolado da Oração da Paróquia São Pedro conta com cerca de 150 membros, unindo os da Matriz e das comunidades rurais.

Texto e fotos: Paróquia São Pedro, em São Pedro dos Ferros