sexta-feira

, 19 de julho de 2024

Paróquia São Pedro, em São Pedro dos Ferros, promove o primeiro Congresso para as Famílias

21 de setembro de 2023 Arquidiocese

Aconteceu no último domingo, 17 de setembro, na cidade de São Pedro dos Ferros (MG), o primeiro Congresso para as Famílias com o tema “Resgatando Valores”. Com a participação de 168 pessoas, de várias cidades da Forania de Abre Campo, o evento foi realizado na quadra da escola Professor Alves de Souza.

O encontro foi preparado para que as famílias, as crianças, jovens e adultos pudessem experimentar um real encontro com Jesus e viver o agir de Deus, por meio da Palavra, oração, palestras e comunhão. Tudo foi possível, graça a união e perseverança da Equipe de Evangelização e da Paróquia São Pedro, por meio do Pároco, Padre Lindomar José Bragança.

Marcado pela graça, fortalecimento da fé e edificação das famílias, o Congresso contou com diversas palestras em sua programação:

  • Jusciléia Fonseca Dias, graduada em Psicologia, falou sobre o tema “A importância do diálogo em casa”, bem como realizou uma dinâmica de como seria se no lar houvesse a escuta e o falar.
  • Rejane Pires refletiu sobre “O papel da escola nas famílias”. Ela é pedagoga e especialista em educação básica e catequista.
  • Ricardo Casagrande explanou sobre a saúde física, mental e espiritual, fazendo o uso contínuo de várias passagens bíblicas.  Trabalha com Programa Bariátrica, vencedor do prêmio COSEMS-MG.
  • Rosa Maria Bedetti concluiu o momento das palestras, falando sobre redes sociais, compreendendo o labirinto digital.

Estiveram presentes no evento, além das famílias ferrenses, pessoas de Raul Soares, Rio Casca, Belo Horizonte, Ipatinga, Santo Antônio do Grama, Matipó e Águas Férreas com o Coral Amigos, cujo repertório das músicas e animação entre uma palestra e outra foram por eles escolhidas. Ainda, houve testemunho de como foi a experiência, pelos membros do Cordeiro de Deus, a participação do Terço dos Homens na condução do terço e a intercessão da Paróquia de São Miguel.

O Congresso foi encerrado com a celebração da Santa Missa presidida pelo Assessor Arquidiocesano das CEBs e da Pastoral do Dízimo, Padre José Afonso, e concelebrada pelo Padre Lindomar. À ocasião, os presentes foram instigados a voltar para as palavras e gestos de Cristo, sobre o perdão, conforme o Evangelho do 24º Domingo do Tempo Comum apresentou.

Também foi destacado na celebração a importância da pastoral do dízimo e, com testemunhos de vida, o sacerdote mostrou a todos que devemos sempre realizar a devolução do dízimo a Deus. Ao final da missa, Padre José Afonso ressaltou a iniciativa da Equipe de Evangelização do Dízimo da Paróquia São Pedro por realizar esse Congresso e ter proporcionado aos dizimistas a oportunidade de refletir e levar às suas famílias a importância do resgate dos valores cristão conforme o tema do congresso.

Padre Lindomar também agradeceu aos participantes que vieram de fora para conhecer o trabalho da Equipe de Evangelização da Pastoral do Dízimo da paróquia e reforçou seu incentivo à equipe.

Texto e fotos: Adilson Rocha