Entre os dias 9 e 20 de janeiro, a Paróquia de São Sebastião, em Itabirito (MG), celebrou a 65ª Novena e Festa de seu ilustre padroeiro, o glorioso São Sebastião.
No domingo, 19, dia festivo ao mártir, desde as primeiras horas da manhã, as celebrações tornaram a Igreja Matriz pequena. A Santa Missa das 9h30 foi dedicada às crianças, que tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a história de São Sebastião.
No fim da tarde, a procissão saiu da Praça 1º de Maio, tomando as ruas da cidade, em direção à Igreja Matriz, onde ocorreu a Santa Missa festiva com a participação de todas as comunidades e dos devotos do Santo.
Para encerrar as festividades, na segunda-feira, dia dedicado ao Santo, os sinos da Igreja tocaram ao meio-dia, anunciando à cidade que se tratava, também, de um dia de festa. Para finalizar, foi realizada Missa Solene, à noite, em honra e louvor ao Santo protetor contra as pestes e patrono dos militares.
Segundo o pároco, Padre Leandro Marcos, “foram dias de muita fé e profunda intimidade com Jesus. A festa contou com a presença maciça dos fiéis, que, com o coração aberto, vieram para rezar e acolher a palavra de Deus. Além dos momentos religiosos, tivemos também momentos de confraternização e de celebração da amizade entre nossos irmãos e irmãs. Foi uma festa bonita e bem-organizada, destinada a celebrar o nosso padroeiro”, enfatizou o pároco.
Programação
A programação contou com atividades religiosas e culturais ao longo de todos os dias, começando no dia 9 com a adoração ao Santíssimo Sacramento, momento em que os fiéis puderam vivenciar uma experiência ainda mais especial com Jesus.
Na sexta-feira, 10, iniciou-se a Novena, que contou com a presença de diversos sacerdotes da Arquidiocese, e a cada noite houve uma bênção especial para a cura e libertação de várias doenças corporais e espirituais.
Durante a festa, foi rezada a Santa Missa dedicada aos enfermos e, também, a realização de casamento comunitário de vários casais. Um gesto de acolhimento e atenção para com todos.
Eventos culturais
As atividades culturais no entorno da Igreja Matriz, ao longo de todos os dias, engrandeceram a festa. Com várias atrações musicais a cada noite, o público pôde se deliciar com os quitutes vendidos pelas comunidades São Miguel, Nossa Senhora Aparecida e Santo Expedito, que estão trabalhando na edificação de suas capelas.
Já tradicional na festa, o leilão de prendas movimentou o fim da manhã do dia 19. Quem participou teve a oportunidade de arrematar itens como vasilhas, panos de prato, tênis, três bezerros etc.
Também teve a venda de churrasco e bebidas não alcoólatras, organizada pela Pastoral Familiar; a de doces pela equipe do Encontro de Adolescentes com Cristo (EAC) e o Encontro de Jovens com Cristo (EJC) e a pescaria preparada pelas catequistas. Além disso, foi servido um delicioso almoço, preparado pela equipe do Cursilho. Toda a renda arrecada será em prol da paróquia e de suas benfeitorias.
Texto: Paulo Souza – Adaptado
Fotos: Pascom paróquia São Sebastião de Itabirito