Com o coração repleto de alegria e júbilo, os moradores de Raul Soares (MG) celebraram o seu padroeiro, São Sebastião, entre os dias 11 e 20 de janeiro. A festa foi marcada por momentos de intensa espiritualidade e convivência comunitária.
A preparação para a festa começou com uma novena participativa que reuniu toda a comunidade paroquial, incluindo movimentos pastorais e comunidades locais. Durante esses dias foram realizados missas e momentos de oração, que contaram com a presença de sacerdotes filhos da paróquia, padres convidados, seminaristas e da Irmã Lourdes, da Congregação das Irmãs Paulinas, filha da paróquia.
A abertura da novena foi marcada pelo toque festivo dos sinos e pela Santa Missa presidida pelo Padre Anderson Gurgel, da Arquidiocese de Diamantina, que também é filho da Paróquia São Sebastião, em Raul Soares (MG).
Todas as noites da novena foram seguidas por momentos de confraternização, com barracas de salgados e sorteios de prêmios, criando um espaço de fraternidade entre os participantes.
No dia 19 de janeiro, aconteceu a tradicional Corrida de São Sebastião, que reuniu mais de 400 inscritos. A atividade foi realizada em parceria entre o Studio Fitness e a paróquia, reforçando a integração entre esporte e comunidade.
O dia 20 de janeiro, data solene dedicada ao padroeiro, foi celebrado com fervor e fé. As atividades começaram às 6h da manhã com o repicar dos sinos. Às 7h, foi realizada a primeira Missa do dia, presidida pelo Pároco e Reitor do Santuário, Padre José da Silveira Miguel.
Às 9h, a segunda celebração foi presidida pelo Chanceler da Arquidiocese de Mariana e Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, de Piedade de Ponte Nova (MG), Padre Fabiano Alves de Assis.
Às 10h, batizados e consagrações, também presididos pelo Padre José da Silveira. No mesmo horário aconteceu o tradicional leilão, realizado na garagem da casa paroquial. Às 12h os sinos voltaram a soar em tom festivo.
No período da tarde, às 17h, as comunidades chegaram ao Santuário carregando suas bandeiras, marcando o momento de união entre os diversos grupos que compõem a paróquia. Às 18h, iniciou-se a procissão com a imagem de São Sebastião, conduzida por militares, e acompanhada pelas bandeiras dos padroeiros das comunidades.
O encerramento da festa ocorreu com a celebração da Missa Solene, presidida pelo Vigário Paroquial, Padre Márcio Evane Gabriel Bastos, e concelebrada pelo Frei Wander de Oliveira Souza, OFM, ambos filhos da paróquia. Ao final da celebração, Padre Márcio agradeceu a participação de todos na novena e na festa, destacando o espírito de fé do povo com seu padroeiro.
Texto e fotos: Seminarista Mateus Amaral