segunda-feira

, 24 de junho de 2024

Paróquia São Sebastião, em Raul Soares, festeja seu padroeiro

23 de janeiro de 2024 Arquidiocese

A Paróquia São Sebastião, em Raul Soares (MG), celebrou com fervor as festividades em honra ao seu padroeiro. A programação, realizada de 11 a 20 de janeiro, contou com Santa Missa, novena solene e a participação destacada de sacerdotes, movimentos, pastorais locais e comunidades paroquiais, com ênfase na Missa com unção dos enfermos no dia 16.

Para além das práticas religiosas, o evento proporcionou momentos de confraternização, com sorteios de prêmios e a tradicional barraca de comidas típicas. No dia do Padroeiro, São Sebastião, a alvorada musical às 6h inaugurou o dia, seguida pela primeira Santa Missa solene às 7h, presidida pelo pároco local, Padre José da Silveira Miguel.

Às 9h, aconteceu a segunda celebração eucarística, seguida pela solene cerimônia do sacramento do batismo, acompanhada simultaneamente por um animado leilão de aves e porcos na garagem da casa paroquial.

O meio-dia foi marcado pelo toque dos sinos e a recitação do Ângelus e à tarde, às 16h30, a bênção de veículos em frente ao Santuário. O ambiente foi permeado pelo clima de devoção e confraternização, refletindo a rica tradição religiosa e cultural da comunidade.

Ao entardecer, às 17h, as comunidades chegaram ao Santuário com suas vibrantes bandeiras, acompanhadas pela animada congada da cidade de São Pedro dos Ferros (MG), que entoou louvores a São Sebastião. Às 18h, teve início a solene procissão, com a imagem do santo conduzida por militares pelas ruas da cidade, acompanhada pelas bandeiras dos padroeiros de cada comunidade paroquial e uma expressiva presença de devotos, criando um cenário de devoção e festividade.

A Santa Missa solene de encerramento, presidida pelo Vigário Paroquial, Padre Márcio Evane Gabriel Bastos, filho da cidade, contou com a participação de seminaristas locais e visitantes. Ao concluir as festividades, o Padre Márcio expressou profunda gratidão a todos os envolvidos, destacando a colaboração especial no último dia solene, encerrando com um pedido de que São Sebastião continue abençoando a todos.

Texto e fotos: Postulante Redentorista Mateus Amaral