terça-feira

, 09 de agosto de 2022

Paróquias celebram Nossa Senhora da Conceição

03 de dezembro de 2019 Arquidiocese

Paróquias e comunidades da arquidiocese estão celebrando a novena em honra Nossa Senhora da Conceição. Nesta Igreja particular, 10 paróquias são dedicadas a Nossa Senhora da Conceição.

Em Congonhas, as celebrações foram iniciadas no dia 29 de novembro. Todos os dias estão sendo celebradas missas às 7h e 19h. Segundo o pároco, padre  Paulo Barbosa, a novena está sendo bastante participativa. “A devoção da cidade de Congonhas é muito grande e congrega o povo de Deus. A temática relembra a caminhada pastoral da Arquidiocese de Mariana”, disse.

Senador Firmino

Em Senador Firmino, na Região Centro, a comunidade está vivenciado a novena em preparação para a festa da Padroeira da cidade, Nossa Senhora da Conceição do Turvo. “Neste ano, de modo especial, nos alegramos em comemorar os 150 anos da Construção do Santuário e também o Jubileu Lauretano instituído pelo Papa Francisco. Nosso Santuário tem o privilégio de ter sido em 1902 agregado ao Santuário de Loreto a pedido do Cônego Jacinto Trombert, recebendo assim, os mesmo benefícios da Santa Casa de Loreto”, explica o seminarista Wesley Pires.

A programação está contado com a Todos os dias às 17h acontece a Hora Santa e Bênção do Santíssimo, às 17h, canto do ofício, às 18h, o novenário, às 19h, e a missa, ás 19h30. “Após a celebração estamos realizando um momento de convivência no Espaço Social do Santuário com venda de comidas e o tradicional Leilão de prendas. Assim, nos preparamos para celebrar o grande dia da Padroeira no próximo dia 8 de dezembro” ressalta Wesley.

Piranga

Com quase 300 anos a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Piranga, está celebrando a novena em honra a sua padroeira. Neste ano, os fiéis estão refletindo sobre o tema “Com Maria aprendemos a ser discípulos e missionários de Jesus Cristo”

A programação da Festa da padroeira consta a oração do terço todos os dias, às 6h da manhã, na matriz e, às 19h, missa com a novena solene, com a presença do Coral Cristo Rei e com a Orquestra de Sopro. Todos os dias os fiéis estão tendo, também, a oportunidade da confissão sacramental na matriz. 

“Além dos momentos de oração e espiritualidade, após a missa está sendo realizado um momento de confraternização, chamado “Cantinho da Família”, onde as famílias têm a oportunidade da convivência paroquial”, destaca o seminarista, João Luiz.

Agenda