segunda-feira

, 04 de março de 2024

Paróquias da Região Mariana Sul promoveram diversas atividades em novembro para celebrar o Mês do Dízimo

07 de dezembro de 2023 Arquidiocese

Ação realizada pela Paróquia Nossa Senhora dos Remédios. Foto: Divulgação

As paróquias e coordenações da Pastoral do Dízimo, neste ano, organizaram vários momentos em alusão ao Mês do Dízimo, celebrado pela Arquidiocese de Mariana em novembro. Cada coordenação realizou atividades, propôs participações nas celebrações e motivou aos agentes a continuarem seu trabalho.

A Coordenação Regional orientou todos os participantes na última formação regional, ocorrida em setembro, a valorizarem seus agentes, a implementarem ações que demonstrassem o caráter caritativo e evangelizador do dizimista.

“Nós todos precisamos nos atualizar e buscar conhecimento, seja na vida pessoal, profissional ou religiosa. Na vida religiosa, quando fazemos um retiro, ao sairmos daquele espaço, saímos com o coração leve e a alma renovada, temos a sensação de que podemos muito mais. A formação que temos dado a respeito do dízimo tem esse caráter, falar para eles, agentes do dízimo e também para nós, que podemos mais. Dízimo não é só dinheiro, dízimo é evangelização, é caridade, é missão. Gosto muito de Lucas 5, quando o Senhor nos convida a irmos para águas mais profundas e lançar nossas redes. Vem conosco nessa missão de evangelizar através do dízimo”, explicou o Assessor Regional do Dízimo, Evanildo Cândido.

Dessa forma, as paróquias puderam se organizar antecipadamente para ressaltar a importância do dízimo em cada encontro, celebração, formação e no sustento das pastorais e movimentos existentes.

Confira algumas iniciativas:

Paróquia São Pedro e São Paulo, em Barbacena (MG)

A Paróquia São Pedro e São Paulo, em Barbacena, organizou uma agenda de celebrações, 9 a 12 de novembro, voltada para ressaltar a importância do Dízimo como base pastoral e caritativa. Foram convidadas a participar todas as pastorais e movimentos paroquiais.

Em cada dia, uma motivação e animação realizada por um grupo específico, de forma a enfatizar a comunhão na conscientização da importância dos agentes e dizimistas. A Liturgia e a Pastoral do Dízimo ainda promoveram o Tríduo em ação de graças ao dízimo paróquia, com participação de agentes, dizimistas, crianças da catequese.

Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena

Em cada comunidade da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena (MG), foram realizadas celebrações voltadas a conscientização da importância do dizimista. Com caráter celebrativo e agradecimento aos dizimistas, as ações ressaltaram o papel dos agentes, da pastoral e da contribuição do dízimo como base para evangelização.

Paróquia Bom Pastor, em Barbacena

A Paróquia Bom Pastor, em Barbacena, celebrou com os agentes do dízimo e dizimistas em comemoração ao Mês do Dízimo. Foram organizadas celebrações com homenagens e destacando o papel do dizimista junto a comunidade. Os agentes também foram lembrados e reconhecidos como importantes no papel evangelizador.

O Tríduo do Dízimo foi outra ação em reconhecimento aos agentes e dizimistas. Ao final do terceiro dia, a paróquia promoveu um lanche compartilhado ressaltando a ideia de “Dízimo = Partilha”.

Nas celebrações dos domingos do mês, uma leitura bíblica antes da bênção final trazia aos paroquianos a importância do Dízimo como ferramenta da evangelização.  O folder proposto pela região, em outubro, continua sendo entregue nas casas mesmo depois do mês de novembro, de forma a ressaltar a importância do papel do dizimista e convidando outros paroquianos a participarem.

Paróquia Nossa Senhora do Livramento, em Oliveira Fortes (MG)

Em Oliveira Fortes, os paroquianos dizimistas da Paróquia Nossa Senhora do Livramento foram lembrados e reconhecidos em celebrações. A equipe de coordenação do dízimo entregou cartões de aniversário aos dizimistas, agradecendo e destacando o quanto contribuem para ação evangelizadora e caritativa da Igreja.

Paróquia Nossa Senhora das Mercês, Mercês (MG)

Na Paróquia Nossa Senhora das Mercês, em Mercês, os coordenadores do dízimo agraciaram os dizimistas com a missa comemorativa e sorteio de brindes. Dessa forma, foram lembrados de sua importante participação e de sua missão.

Por meio do lema “Dízimo, reconhecimento e ação”, a paróquia promoveu, em algumas celebrações, a partilha de alimentos, com destino às pastorais sociais.  No Dia do Leigo e Leiga, 26 de novembro, aconteceu o encerramento do Mês do Dízimo, com oferta de pães, procissão de entrada e participação das crianças, celebrando com mais fervor cada dizimista, cada agente e ressaltando a ação evangelizadora que o Dízimo realiza na Igreja.

Para o Pároco local, Padre João Francisco Xavier, “Dízimo expressa a fé e o compromisso da comunidade paroquial”. “É muito lindo de se ver essa consciência de que a Igreja é a ‘Casa’ que pertence à própria comunidade e o Dízimo entra nesse sentido de conservação dos bens materiais da comunidade e das responsabilidades que mensalmente são cumpridas. Além disso, essa consciência de que o Dízimo mantém a Cúria Metropolitana, Centro de Pastoral, o Seminário e a formação dos futuros padres da Igreja Particular e também as Obras Sociais”, disse.

“O mês de novembro visa fortalecer ainda mais essa consciência de participação e atrair a tantos outros para que façam a experiência com certeza que vem da fé e da Palavra de Deus: ‘Deus ama quem dá com alegria’ (2Cor 9,7) e nada, mas nada vai faltar a todo aquele que é generoso para com Deus. Assim foi, em minha humilde visão, o mês de novembro na Paróquia de Nossa Senhora das Mercês”, enfatizou o Padre João Francisco.

Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, em Senhora dos Remédios (MG)

Em Senhora dos Remédios, a Paróquia Nossa Senhora dos Remédios realizou Tríduo do Dízimo, com participação de todas as pastorais, visitas às casas dos paroquianos com folders e cartazes, de forma a conscientizar a comunidade sobre a importância dízimo e agradecendo aqueles que já contribuíam como dizimistas.

Segundo a coordenadora na paróquia, Eva Alinéia, “foram feitas várias ações durante os quatro dias de muita adoração, conscientização e evangelização sobre a importância do Dízimo. Já até colhemos frutos: muitos já procuraram para adquirir a carteirinha do Dízimo e iniciar como agentes de evangelização”.

Além disso, as celebrações no mês de novembro foram voltadas para importância do Dizimista, que eram recebidos pela equipe de Acolhida com um lindo painel.

Paróquia São José Operário, em Barbacena

Além das celebrações em comemoração ao mês do Dízimo, a paróquia agradeceu aos dizimistas e agentes em suas celebrações. No terceiro fim de semana do mês, a coordenação do dízimo paroquial realizou sorteio de uma imagem de São José entre os dizimistas, como forma de reconhecimento de suas ações.

Paróquia Nossa Senhora do Desterro, Desterro do Melo

Os coordenadores paroquiais do Dízimo contribuíram em várias celebrações no mês em comunhão com a liturgia. Os dizimistas foram lembrados e suas ações ressaltadas. Houve homenagens e reconhecimento também dos agentes do dízimo.

Texto: Ana Paula Mendes dos Santos

Fotos: Paróquias/divulgação

Agenda