Todo mês de novembro a Arquidiocese de Mariana celebra o mês do Dízimo, o qual é um importante instrumento para a continuidade da evangelização, por isso, as paróquias da Região Pastoral Mariana Sul se movimentaram, nesse mês, para enfatizar a importância deste instrumento e o seu caráter evangelizador.
Neste sentido, todas as paróquias e suas comunidades de fé foram convidadas a realizar ações de conscientização e o sentido da partilha entre as pastorais e movimentos.
Diferentes atividades para ressaltar essas características foram propostas, sendo assim, a Coordenação Regional desenvolveu um material explicativo para utilização nas paróquias.
Dessa forma, as coordenações nas paróquias se sentiram motivadas e, de forma criativa, desenvolveram formas diferenciadas de enfatizar a importância do dizimista para a Igreja.
Segundo a coordenadora regional, Eva Alinéia, “os agentes da pastoral precisam ser motivados em seu trabalho junto aos dizimistas. E estes precisam entender o quanto contribuem com a evangelização através do seu compromisso com nossas paróquias. Tudo o que podemos fazer hoje, desde formações a uma simples entrega de um bombom ao final das celebrações, vem do dízimo. E é este nosso objetivo: mostrar que ser dizimista é ser instrumento de evangelização. Cada paróquia trabalhou de forma única durante o mês, agradecendo aos agentes da pastoral do dízimo e incentivando os fiéis a serem dizimistas”, destaca.
Paróquias que realizaram atividades
Paróquia Nossa Senhora do Livramento, da cidade de Oliveira Fortes (MG):
A coordenação do Dízimo na paróquia ornamentou toda matriz, deixando um local especial chamado de “Cantinho do Dízimo”. As pessoas que desejavam ser dizimistas preenchiam uma ficha para que os agentes da pastoral efetuassem seu cadastro. Assim, passaram a fazer parte desta grande equipe em prol da evangelização. Todo o material utilizado nessa ornamentação foi doado pelos próprios agentes, evidenciando os atos de partilha.
A árvore de Natal exposta continha o nome de dizimistas, como uma forma de agradecimento a todos eles. A coordenadora da pastoral na paróquia, Maria Aparecida de Paula Oliveira, ressaltou o empenho de uma paroquiana que confeccionou todo material lúdico utilizado, mas preferiu se manter no anonimato.
Já os dizimistas ficaram surpresos e felizes ao ver seus nomes na árvore de Natal, sendo os aniversariantes de dezembro os que se destacavam na ornamentação. A ideia, também, foi deixar alguns corações decorativos com a frase: “falta seu nome”, como forma de despertar outros fiéis a fazerem parte deste ato de evangelização, como dizimistas.
Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, em Senhora dos Remédios (MG):
A paróquia promoveu a novena da Dimensão do Dízimo. A programação, composta por celebrações eucarísticas, contou com participação das pastorais e movimentos, além do Encontro de Jovens com Cristo (EJC) e da Catequese. O dízimo mirim foi destacado nas celebrações com participação de crianças. Além disto, a paróquia confeccionou material gráfico informativo como cartazes, faixas e folders e entregues aos fiéis, com explicações sobre as dimensões do dízimo e sua importância na paróquia.
Paróquia Nossa Senhora das Mercês, da cidade de Mercês (MG):
A coordenação da Pastoral focou seu trabalho nas quatro dimensões do dízimo. Cada semana, durante as celebrações, a motivação da procissão de entrada foi direcionada para uma destas dimensões. “Explicamos, de forma lúdica, a importância daquela dimensão para comunidade e a aceitação foi muito boa, principalmente, durante o plantão. Muitas pessoas foram motivadas a se tornarem dizimistas e iniciaram conosco nesta missão”, relatou os coordenadores da Pastoral, Simone das Mercês de Souza e Márcio Fortes Campos.
Também foram distribuídos doces com mensagens sobre o dízimo, além de sorteio de brindes, no final das celebrações. O plantão do Dízimo esteve presente no decorrer do mês e a equipe e a coordenação avaliaram como positiva todas as ações.
Ações nas paróquias de Barbacena (MG)
Paróquia Nossa Senhora da Assunção:
Durante o mês de novembro, dedicado ao Dízimo, todas as Comunidades receberam formações sobre as quatro dimensões do Dízimo.
Além disso, a coordenação promoveu sorteios para os dizimistas, plantões para sanar dúvidas e distribuição de guloseimas ao final das celebrações. O destaque maior foi para Comunidade de São Sebastião, Campolide, onde houve comemoração dos 31 anos de implantação do Dízimo na Paróquia. A comunidade providenciou cartazes informativos e distribuição de pãezinhos abençoados por Padre Afonso Moreira Gomes, da Congregação Oblatos de Cristo Sacerdote, no final da celebração.
Paróquia Bom Pastor:
Uma das ações da paróquia foi a distribuição de sementes de girassol ao final das celebrações eucarísticas. Segundo a coordenadora, Cristiane Nepomuceno, as sementes ofertadas são símbolos de crescimento como cristãos solidários e uma forma de partilha.
Para finalizar o Mês do Dízimo, houve uma celebração no dia 29 de novembro, após o Tríduo preparatório. A Santa Missa, celebrada pelo Padre Geraldo Martinho Arantes, contou com participação de toda comunidade paroquial e agentes do dízimo, que incentivaram os paroquianos a se tornarem agentes da evangelização, como dizimistas.
Paróquia Nossa Senhora da Piedade:
A coordenação da Pastoral do Dízimo promoveu várias ações durante o mês. Iniciando com um trabalho de conscientização da importância do dizimista em suas comunidades. A paróquia se voltou para o dízimo Mirim e esta ação foi destaque das celebrações, com material explicativo sobre a importância de ser Dizimista e da partilha.
Foram confeccionadas camisas para todos os agentes e no terceiro domingo, a Comunidade Nossa Senhora das Graças distribuiu doces para todos os participantes da celebração. Na Comunidade Nossa Senhora do Rosário, da mesma forma, houve distribuição de bombons com cartão temático e incentivo ao dízimo mirim, como também, na Matriz.
Durante o mês, a coordenação do dízimo realizou uma maior divulgação sobre a importância dos dizimistas e incentivou a participação de mais pessoas na pastoral e, consequentemente, como novos dizimistas.
Por fim, paroquianos receberam um calendário como forma de agradecimento por sua contribuição para evangelização.
Paróquia São Pedro e São Paulo:
A paróquia realizou o Tríduo do Dízimo contando com toda comunidade paroquial e valorizando os agentes da pastoral. As celebrações foram enriquecidas com a participação da catequese, das crianças e dos jovens das comunidades no ofertório e no canto. A coordenação realizou sorteio de brindes ao final das celebrações, partilhando ainda guloseimas e um bolo temático com todos que participaram da Santa Missa.
Ênfase, segundo a coordenação, para o apoio dos agentes e coordenadores, além da grande participação do pároco, Padre Apolo Guerra, que ajudou e participou ativamente.
Texto: Ana Santos – Adaptado.
Fotos: Pastoral do Dízimo de cada paróquia