terça-feira

, 09 de agosto de 2022

Paróquias de Mariana promovem o projeto “Memórias da Fé”

29 de março de 2021 Arquidiocese

As paróquias de Nossa Senhora da Assunção, Nossa Senhora Aparecida e Sagrado Coração de Jesus, em Mariana (MG), estão promovendo, desde a última sexta-feira (26), o projeto “Memórias da Fé”. A iniciativa, que é apoiada pela Secretaria de Cultura, Turismo e Patrimônio da Prefeitura de Mariana, tem como objetivo despertar nos fiéis a vivência da Semana Santa por meio da publicação de vídeos nas redes sociais.

“Tendo em vista a impossibilidade nossa, como cristãos, de manifestarmos publicamente a nossa fé na Arquidiocese, neste período em que a pandemia alcançou um índice considerável de contaminações, nós pensamos em como chegar até o povo cristão católico mantendo na memória e no coração as tradições da nossa fé mineira; as tradições que chegaram até a nós por meio dos nossos pais”, conta o pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Assunção, Cônego Nedson Pereira de Assis.

Para isso, o projeto traz cânticos que marcam a devoção popular e imagens de anos anteriores da Semana Maior na cidade histórica, além de valorizar o patrimônio histórico e abordar alguns monumentos que foram restaurados. “Tem o grande viés da música, como o elemento principal, para relembrar e preservar essas tradições, mas também tem esse lado de mostrar imagens significativa de Mariana, dos monumentos históricos, da religiosidade e da devoção do povo nos muitos atos na Semana Santa” explica um dos idealizadores da iniciativa, Efraim Rocha.

De acordo com Efraim, o projeto recebeu o nome de “Memórias da Fé”, pois não pretende se limitar somente ao período da Semana Santa, mas também poderá ser executado em outros momentos de religiosidade em Mariana, como as novenas. “O grande objetivo é, justamente, preservar e divulgar as tradições e manifestações de fé e religiosidade”, destaca.

Segundo o Cônego Nedson, a iniciativa é também uma forma de não deixar a tradição de celebrar a Semana Santa morrer. “Então, o projeto ‘Memórias da Fé’ deseja despertar em nossos corações o acolhimento da mensagem de Cristo, por meio da música e da imagem, e nos aproximar, por meio da oração pessoal, do Deus vivo e verdadeiro que deu a sua vida por nós”, ressalta.

Os vídeos do projeto “Memórias da Fé” estão sendo divulgados, ao longo desta semana, após a celebração da Santa Missa pelas redes sociais e canal no YouTube Celebrações de Mariana. No último sábado (27), como parte da programação do projeto, aconteceu a live “Caminhos da Paixão” com o grupo Cristo Reina.

Foto da capa: Semana Santa de 2019

 

Agenda