As paróquias da cidade de Viçosa e a Capelania da Universidade Federal de Viçosa (UFV) promoveram na última quarta-feira, 11 de setembro, um encontro com os candidatos (as) a vereador (a) nas eleições municipais de 2024. O evento aconteceu no Viçosa Clube e contou com a presença de 70 dos 157 concorrentes convidados.
Com a participação das quatro paróquias (Nossa Senhora do Rosário de Fátima, São João Batista, São Silvestre e Santa Rita de Cássia) e da Capelania da UFV, o encontro teve como objetivo apresentar a reflexão da Igreja Católica, sobretudo a partir das orientações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em relação ao momento político-eleitoral atual.
Após acolhida, jovens da Escola de Cidadania Dom Luciano Mendes de Almeida, localizada entre o bairro União e São Sebastião, apresentaram um momento cultural com músicas que destacaram a importância do trabalho em conjunto para que mudanças sejam efetivadas na sociedade.
Na ocasião, o Pároco da Paróquia São João Batista, Padre Geraldo Martins Dias, apresentou a conferência com o tema “A política Melhor”. Ele explicou que, na encíclica sobre a Amizade Social (“Fratelli tutti”), o Papa dedica todo o capítulo V à Política Melhor, definida pelo Pontífice como aquela “colocada a serviço do verdadeiro bem comum”.
Padre Geraldo pontuou a importância da política na organização da sociedade, de forma a promover o bem comum, ou seja, só no bem comum, na luta pela dignidade da pessoa humana, a política encontra seu completo significado.
A partir dos documentos da Igreja, falou da política como forma primeira de promoção da justiça, caridade e liberdade. “Somos todos seres políticos e não há como fugir disso. Cada um de nós pratica a política de acordo com a vocação que lhe é própria”, defendeu.
Ilustrando seu argumento, apresentou trechos de uma coluna do educador Rubem Alves, publicada na Folha de São Paulo, em maio de 2000, onde o autor defende que a política deve ser como a vocação de um jardineiro que cuida de um grande jardim para que todos possam se beneficiar dele. Ou seja, a política deve se preocupar com o bem de todos e não de apenas um grupo privilegiado.
Na oportunidade, o Pároco da Paróquia São João Batista também refletiu sobre o desencantamento com a política e defendeu a política como uma grande forma de caridade. Ele ainda pediu que após eleitos (as), todos (as) ajudem as pessoas de Viçosa a serem sujeitos da própria história, principalmente os excluídos e os que sofrem.
Ao final, destacou a importância de candidatos e candidatas atuarem como irmãos e irmãs, sonhando e lutando juntos por uma sociedade justa e fraterna. “Lutemos para fazer de Viçosa um jardim para todos e todas”, concluiu.
O pároco da Paróquia de Santa Rita de Cássia, Padre Paulo Dionê, também falou rapidamente aos presentes, reforçando as palavras de Padre Geraldo e enfatizando a importância daqueles que atuam na Casa Legislativa Municipal.
Já nesta quinta-feira, 19 de setembro, as paróquias e a Capelania da UFV promovem, no salão paroquial da Paróquia São João Batista, um debate com os cinco candidatos a prefeito em Viçosa. O evento será transmitido ao vivo pelo YouTube da Paróquia São João Batista.
Texto e fotos: Paróquia São João Batista
Leia também:
Chamados a cuidar do jardim de todos
Pastoral Carcerária e Complexo Penitenciário realizam encontro com os prefeitáveis de Ponte Nova