domingo

, 07 de agosto de 2022

Paróquias de Viçosa participam de abertura da CF 2020 na câmara municipal

02 de março de 2020 Arquidiocese

As paróquias de Viçosa, na Região Pastoral Mariana Leste, participaram de uma Sessão Solene de abertura da Campanha da Fraternidade 2020, na noite do  dia 27 de fevereiro, na Câmara Municipal de Viçosa. O ato, que foi solicitado pelo vereador Sávio José, contou com a presença do cônego Lauro Versiani, da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, do padre Paulo Dionê, da Paróquia Santa Rita de Cássia, do padre Geraldo Martins, da Paróquia São João Batista, do padre José Afonso, da Paróquia São Silvestre, e do padre Paulo Nobre, capelão da UFV, além dos vereadores e lideranças das paróquias.

Há 12 anos essa abertura é realizada na cidade. Ela foi iniciada por iniciativa do ex-vereador Marcos Nunes, atualmente coordenador da Dimensão Sociopolítica da Paróquia de Fátima.

Durante a solenidade, os presbíteros presentes contextualizaram a iniciativa da Campanha da Fraternidade, ressaltando sua trajetória nestes quase sessenta anos, sob a condução da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), envolvendo toda a sociedade brasileira. A vida, testemunho e santidade de Santa Dulce dos Pobres, cuja imagem ilustra o cartaz da CF 2020, ao lado de outras pessoas como Dom Luciano foram lembradas na solenidade. 

Também ficou evidente, na solenidade, a necessidade de assumir o objetivo da Campanha da Fraternidade, conforme proposto pela CNBB, que pretende “conscientizar, à luz da Palavra de Deus, para o sentido da vida como Dom e Compromisso, que e traduz em relações de mútuo cuidado entre as pessoas, na família, na comunidade, na sociedade e no planeta, nossa Casa Comum.”

A CF 2020 tem como lema um trecho do Evangelho de Lucas 10,33-34: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”, numa referência à parábola do Bom Samaritano. O tema é Fraternidade e vida: Dom e Compromisso.

Colaborou: PASCOM

Agenda