sexta-feira

, 12 de julho de 2024

Paróquias e comunidades preparam festividades em honra à Sant’Ana

14 de julho de 2023 Arquidiocese

Padroeira de seis paróquias e dezenas de comunidades, a Arquidiocese de Mariana está se preparando festividades em honra à Sant’Ana. Mãe da Virgem Maria e avó de Jesus, Ana era uma mulher humilde, piedosa e de grande fé. Mesmo tendo sido humildade publicamente por ser estéril, juntamente ao seu marido, São Joaquim, não deixou de temer a Deus e foi contemplada com o milagre de conceber Maria, a mãe do Salvador.

Confira as programações divulgadas:

Paróquia Sant’Ana, em Guaraciaba (MG)

Paróquia Sant’Ana e São Joaquim, em Antonio Carlos (MG)

Paróquia Sant’Ana, em Carandaí (MG)

Paróquia Sant’Ana, em Santana dos Montes (MG)

Paróquia São Caetano, em Cipotânea – Jubileu de Sant’Ana no distrito de Abreus

Paróquia Nossa Senhora da Assunção, em Barbacena (MG)

Dia Mundial dos Avós

Em 2020, o Papa Francisco instituiu o Dia Mundial dos Avós, a ser celebrado sempre no último domingo de julho, próximo ao dia de Sant’Ana e São Joaquim, padroeiros dos avós.

Comemorada pela terceira vez, para 2023, a data tem como tema “A sua misericórdia se estende de geração em geração” (Lc 1, 50) e será celebrada no dia 23 de julho. Segundo a Mensagem do Santo Padre, a escolha do tema está associada ao da Jornada Mundial da Juventude 2023: “Maria levantou e partiu apressadamente” (Lc 1, 39). Em comunhão, eles expressam “a força da aliança entre jovens e anciãos”.

No último dia 05 de julho, a Penitenciaria Apostólica divulgou que concede a Indulgência Plenária para quem participar da solene celebração eucarística presidida pelo Papa Francisco, bem como quem visitar ou acompanhar os idosos sozinhos. “Este Tribunal de Misericórdia concede também neste mesmo dia a Indulgência Plenária aos fiéis que dedicarem tempo para visitar pessoalmente ou virtualmente, através dos meios de comunicação, os irmãos idosos necessitados ou em dificuldade (como os doentes, abandonados, os deficientes…)”, ressalta o decreto.

A Indulgência Plenária exige as condições habituais de confissão sacramental, comunhão eucarística e oração segundo as intenções do Sumo Pontífice. A Indulgência também poderá ser aplicada como sufrágio às almas do purgatório.

Leia a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos

Com informações da CNBB e do Portal Vida e Família

Foto: Paróquia Sant’Ana, em Guaraciaba (MG)