sexta-feira

, 29 de março de 2024

Paróquias e comunidades são convidadas a participar da Coleta Óbolo de São Pedro

01 de julho de 2022 Arquidiocese

Tradicionalmente a Igreja celebra no dia 29 de junho a Solenidade de São Pedro e São Paulo. No Brasil, essa comemoração litúrgica é transferida para o domingo anterior ou posterior quando a data ocorre durante a semana, a fim de que os fiéis possam participar intensamente das festividades.

Em razão dessa solenidade, todas as igrejas no mundo promovem a Coleta do Óbolo de São Pedro, uma ajuda econômica que os fiéis oferecem ao Santo Padre. Segundo informações do Vaticano, essa doação expressa “sinal de adesão à solicitude do Sucessor de Pedro relativamente às múltiplas carências da Igreja universal e às obras de caridade em favor dos mais necessitados”

Origem

Segundo o Secretário Executivo de Campanhas da CNBB, Padre Patriky Samuel Batista, em artigo publicado em 2021, a origem da contribuição remonta ao século VIII depois da conversão dos anglo-saxões, os quais se sentiram tão ligados ao Bispo de Roma que decidiram enviar, de maneira estável, um contributo anual ao Santo Padre. “Esta coleta foi chamada Denarius Sancti Petri (Esmola para São Pedro) e se difundiu pelos demais países europeus. Em 5 de agosto de 1871, o Papa Pio IX a regularizou através da encíclica Saepe Venerabilis. Assim, o Óbolo de São Pedro é a expressão do cuidado de Deus desenvolvido pelo Santo Padre com a colaboração dos fiéis”, explicou.

Dia do Papa

Nessa mesma data, por determinação da 7ª Assembleia Geral Ordinária da  Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em todas as igrejas e oratórios do país, mesmo dos mosteiros, conventos e colégios, comemora-se o Dia do Papa, com pregações e orações que traduzam amor, veneração, respeito e obediência ao vigário de Cristo e com ofertas para o óbolo de São Pedro.

Em comunhão com toda a Igreja, o Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, solicita que, neste fim de semana, em todas as celebrações, que as comunidades de fé rezem pelo Papa Francisco e realizem a coleta. “Nós ajudamos o Papa a ajudar as pessoas que necessitam no mundo inteiro”, ressalta sobre a finalidade desta campanha.  

Como funciona

Segundo Dom Airton, toda a arrecadação das paróquias e comunidades deste fim de semana deve ser enviada integralmente à Cúria Metropolitana de Mariana que, por sua vez, repassará à Nunciatura Apostólica. “Sejamos irmãos fraternos e colaboradores dessa obra importante que o Papa realiza em nome de toda Igreja”, convida o Arcebispo Metropolitano de Mariana. 

Doações ao longo do ano

Além do envio por parte das Igrejas Particulares, é possível fazer a oferta durante todo o ano por meio do site oficial do Óbolo de São Pedro. Doe em: www.obolodisanpietro.va/it.html 

Saiba mais sobre o Óbolo de São Pedro e os projetos de caridade apoiados pela coleta em: www.obolodisanpietro.va/it.html

Com informações do site do Vaticano e da CNBB

Imagem: Reprodução da CNBB

Agenda