quinta-feira

, 25 de abril de 2024

Pascom da Arquidiocese de Uberaba produz HQ sobre o Sínodo dos Bispos

16 de dezembro de 2021

A Pascom da Arquidiocese de Uberaba, diante de todo um esforço realizado para tornar o “Sínodo dos Bispos: 2021 – 2023” mais compreensível e popularizado entre as Paróquias e Comunidades da Arquidiocese, lançou recentemente uma HQ sobre o Sínodo dos Bispos.

A produção de Histórias em Quadrinhos é uma iniciativa já realizada pela Pascom de Uberaba, em 2019, por exemplo, foi produzida uma HQ com a temática do Sínodo para a Amazônia. Diante repercussão positiva do material em várias (Arqui) Diocese, a HQ sobre o Sínodo para a Amazônia foi um dos três trabalhos finalistas do 52º Prêmio de Comunicação da CNBB – Categoria Kerigma, que contemplou trabalhos produzidos por pasconeiros e pasconeiras das muitas Pascoms de nossa Igreja.

A Equipe Arquidiocesana do Sínodo dos Bispos da Arquidiocese de Uberaba, elaborou uma série de iniciativas para a divulgação e compreensão sobre o Sínodo, entre as muitas produções, já foram lançados vídeos, distribuídos cartilhas e folders explicativos. Além disso, lives formativas também foram realizadas, e agora, que a Fase Diocesana, de fato, iniciou nas Paróquias e Comunidades, a HQ veio para facilitar ainda mais a compreensão, com o objetivo de alavancar o interesse de todo o povo de Deus para a realização deste Sínodo que nos convoca a repensarmos juntos a nossa caminhada eclesial.

A História em Quadrinhos, apresenta o sentido do Sínodo, isto é, a Sinodalidade da vida da Igreja, o tema deste Sínodo, que é “Comunhão, Participação e Missão” e os objetivos deste Sínodo, que sobretudo, é: leigos e leigos, ministros ordenados, religiosos e religiosos, aqueles que estão afastados de nossa caminhada ou que não comungam de nossa fé, possam juntos, refletir sobre as necessidades que a Igreja deve atender nos próximos anos. A partir da produção dos relatórios a Comissão nomeada pelo Papa Francisco se reunirá para definir quais são os novos caminhos a serem traçados pela Igreja.

O processo criativo foi desenvolvido pela coordenadora da Pascom, Amanda Oliveira, que buscou elementos transcritos a partir do texto preparatório e do “VadeMecum” disponibilizados pela CNBB.

Baixe a HQ produzida pela Arquidiocese de Uberaba e compartilhe!

Texto: Amanda Oliveira – Coordenadora da Pascom da Arquidiocese de Uberaba

Imagem: Arquidiocese de Uberaba

Agenda

VEJA TAMBÉM